Quem tem dinheiro para receber da Receita Federal pode começar a preparar o bolso. O 1º lote da restituição do IR 2021 é pago nesta terça-feira, 31 de maio. Quase 3,4 milhões de contribuintes devem receber, juntos, R$ 6,3 bilhões dessa vez. Hoje também é o último dia para a entrega da declaração do IR.

No 1º lote da restituição do IR têm prioridade os idosos, deficientes ou portadores de moléstias graves. E, ainda, contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Também entram os pagamentos de restituições residuais de anos anteriores.

Deve receber restituição de IR quem pagou mais impostos do que deveria em 2021 considerando-se os ajustes entre receitas e despesas. Ao fazer a declaração o contribuinte já fica sabendo se tem direito a receber algo de volta.

contribuinte checando restituição do IR 2021 Crédito: Andrey Popov/Shutterstock

Veja o calendário da restituição do IR

Como explicamos, o primeiro lote de restituição do IR é pago nesta terça-feira, 31. O próximo será pago em 30 de junho, vindo na sequência de pagamentos os lotes 3 (29 de julho), 4 (31 de agosto) e 5 (30 de setembro). 

Para saber se a restituição do IR está disponível, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em Meu Imposto de Renda e em Consultar a Restituição. Caso haja pendências, é possível retificar para não haver problemas em uma eventual restituição. 

Como acontece o pagamento

O pagamento da restituição do IR acontece de forma muito simples, diretamente na conta bancária que o contribuinte informou ao declarar, por meio da agência ou da chave PIX. Caso haja algum problema na conta informada, os valores depositados ficam disponíveis por até um ano no Banco do Brasil

Caso isso aconteça, basta reagendar o crédito dos valores pelo site do Banco do Brasil ou pela Central de Relacionamento da instituição. Acesse o site para obter as informações de contato. 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro



Leia também:

Receita Federal alerta sobre novo golpe da restituição 

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona 

Saiba como deduzir gastos com saúde do Imposto de Renda


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: