A restituição do Imposto de Renda (IR) é muito esperada por qualquer brasileiro que tem direito a ela. Se é seu caso, provavelmente está querendo saber quando deve receber a sua, certo?

Saiba que o primeiro lote deve ser pago no dia 31 de maio. É exatamente o último dia do prazo para a entrega da declaração deste ano. Quem entregou antes deve receber antes. Entretanto, há preferência no pagamento de idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e, ainda, professores.

E caso você tenha enviado a declaração no início do prazo, tenha direito a receber restituição de Imposto de Renda, mas retificou, saiba que a data que passa a valer é a última, da retificação. Ou seja, o seu prazo para recebimento deve ser esticado.

idoso conferindo quando sai restituição do imposto de renda

Crédito: AlvaroMP/Shutterstock

Confira o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda

O pagamento das restituições do IR 2022 será dividido em 5 lotes:  o 1º em 31/05, o 2º em 30/06, o 3º em 29/07, o 4º em 31/08, e o 5º em 30/09.

Para consultar se a sua restituição vai constar em determinado lote é preciso acessar o site da Receita Federal. É só informar seu CPF e sua data de nascimento. Normalmente, a Receita informa pouco antes do pagamento.

Algo importante a considerar é que alguns problemas podem causar atrasos no recebimento, como erros nas informações prestadas. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça,  procure acompanhar a entrega do Imposto de Renda através do e-CAC, da Receita Federal. É só informar o CPF, seu código de acesso e senha. Ou, ainda, entrar por meio da senha “gov.br”. 

Fazendo isso, dá para corrigir a declaração em tempo. Caso não faça, pode ser que um eventual pagamento só saia nos chamados lotes residuais, que podem até ocorrer no ano posterior ao da entrega da declaração.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Saiba como deduzir gastos com saúde do Imposto de Renda 

Isenção do imposto de renda para aposentados: confira doenças que dão direito 

Imposto de Renda do MEI: saiba como funciona

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: