A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (29) o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF 2020), referente ao ano-base 2019. Neste primeiro momento, o órgão pretende pagar, no total, R$ 2 bilhões para 901.077 contribuintes.

Ao contrário dos anos anteriores, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será pago antes mesmo da data final estipulada para a entrega da declaração. Por causa da crise provocada pelo novo coronavírus, esse prazo foi adiado para o dia 30 de junho. 

É a primeira vez que as restituições são pagas ainda durante o período de transmissão das declarações. Outra mudança refere-se ao número de lotes: em vez de sete lotes de restituição, este ano serão apenas cinco.

Quem tem direito ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda

Assim como nos anos anteriores, o primeiro lote de restituição contempla os contribuintes prioritários, ou seja, pessoas com mais de 60 anos ou que tenham alguma deficiência física ou mental ou alguma moléstia grave.

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda

As consultas podem ser feitas no próprio site da Receita Federal (clique aqui) ou pelo telefone 146. O órgão também disponibilizou um aplicativo para tablets e smartphones com informações sobre a restituição e a situação cadastral no CPF. O aplicativo está disponível para sistemas Android (clique aqui) e iOS (clique aqui).


Leia mais

Declaração do Imposto de Renda é adiada em função do coronavírus

Como declarar imposto de renda: 10 dicas e cuidados



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: