Um novo ano está para começar e certamente qualquer um gostaria de ganhar mais dinheiro nele. Conseguir renda extra em 2023 é algo que pode ser conquistado com um pouco de planejamento e criatividade, afinal, todos têm habilidades que podem ser oferecidas para fazer dinheiro. 

Ganhar renda extra também faz parte de um dos pilares da Longevidade Financeira. NO Instituto, nós o chamamos simplesmente de ganhar mais. Trata-se de algo que deveria ser colocado em ação em todos os momentos, já que sempre dá para incrementar as receitas e conseguir melhorar as finanças. O que você sabe fazer e pode gerar um extra? Talvez uma sobremesa gostosa ou um serviço de manutenção? Talvez dar uma aula ou hospedar um hóspede?

Mulher vendendo bolo para ganhar renda extra em 2023

Foto: Click and Photo/Shutterstock

Confira 8 sugestões para ganhar renda extra em 2023: 

1. Alugue um espaço na sua casa para viajantes

A primeira sugestão é muito simples. Se você tem um espaço em casa, mesmo que seja um quarto, pode alugá-lo para alguém que esteja viajando para a sua cidade. No Airbnb é possível postar fotos do lugar e oferecê-lo para os viajantes. Entre as vantagens, está a possibilidade de comentar sobre o hóspede depois (e ler sobre o hóspede antes de aceitá-lo) e também há um seguro para eventuais prejuízos ao lugar. Independentemente do lugar em que você mora, sempre pode haver alguém buscando acomodação por uns dias ou um período mais longo. É uma oportunidade simples de ganhar renda extra em 2023.

2. Comece a hospedar pets dos amigos e vizinhos

Se você gosta de gatos, cachorros e animais de estimação em geral, que tal se oferecer para cuidar deles, hospedando-os em sua própria casa? Especialmente em datas como o fim do ano ou feriados, é uma oportunidade incrível de receita extra. Para facilitar, você pode se cadastrar em uma plataforma como a Dog Hero que, assim como o Airbnb, também permite comentários e possui um seguro médico de emergência para os bichinhos. O anfitrião é quem decide o valor que vai cobrar. Além da hospedagem, você também pode oferecer serviços de dog walker para os cães dos vizinhos.

3. Revenda produtos

A revenda de produtos também é alternativa para quem quer ganhar renda extra em 2023. Normalmente é necessário investir em uma quantia inicial mínima para fazer um estoque e você pode oferecer desde maquiagem a tupperware. Dá para oferecer em grupos, reunir pessoas em casa para fazer demonstrações e realizar parcerias com estabelecimentos como salões de beleza.

4. Crie uma loja virtual com coisas que você não usa mais

De roupas a móveis, de livros a objetos diversos. Certamente tem muita coisa em sua casa que você pode vender para conseguir uma renda extra em 2023. Que tal aproveitar as plataformas OLX e Mercado Livre e pôr à venda tudo que estiver encostado? Faça um mutirão familiar, tire boas fotos, descreva tudo em detalhes e aguarde as vendas começarem a acontecer.

5. Venda doces e salgados

Você sempre recebe elogios quando faz um determinado prato, doces ou salgados? Que tal aproveitar os dotes culinários e ganhar renda extra em 2023 com eles? Basta fazer, fotografar e começar a divulgar nos grupos e redes. Certamente haverá interessados!

6. Dê aulas ou preste consultoria

Dar aulas é uma das formas mais simples de conseguir um dinheiro extra, assim como prestar consultoria sobre temas sobre os quais você entende muito bem. Comece divulgando a sua disponibilidade entre os conhecidos e depois aproveite o potencial dos grupos e plataformas para conseguir mais clientes. 

7. Trabalhos que exigem manutenção

Já ouviu falar em marido de aluguel? Pois bem, quem sabe realizar serviços como pintura, montagem de móveis, conserto de pia, etc. pode ganhar um dinheiro extra com isso. Há muita gente que depende desse tipo de serviço e paga pelo auxílio de alguém que possa ajudar. 

8. Participar de pesquisas de varejo

Finalmente, outra ideia simples é trabalhar com pesquisa de varejo. Muitas empresas grandes buscam pessoas para realizar cotações de preços e pesquisas de campo no varejo e na indústria. Um dos exemplos é a Price Survey.

Para uma pessoa se tornar um “pricer” basta ter um celular com Android, baixar o app da empresa e começar o trabalho. Ficam disponíveis no aplicativo a missão do pesquisador e quanto ele ganhará por aquela pesquisa. Então ele vai ao local da pesquisa (que pode ser desde uma farmácia ou até uma rede atacadista, por exemplo), digita o preço do produto, escaneia o código de barras para confirmar, preenche no aplicativo as informações pedidas, tira fotos da etiqueta de preço juntamente ao produto e da gôndola para auditoria. Quando a pesquisa é validada, ele recebe o seu pagamento.


Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Quem é rico no Brasil tem consciência da própria riqueza?

A Geração Z está passando por um estresse financeiro 

Proteste dá 10 orientações para evitar a inadimplência e poupar 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: