A suspensão da obrigatoriedade do recadastramento anual para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi prorrogada para o dia 30 de setembro. O prazo anterior estava marcado para o dia 16 de julho.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no começo deste mês e faz parte de um plano do Governo para reduzir as chances de contaminação por coronavírus por pessoas com mais de 60 anos. Sem a necessidade de fazer o recadastro, elas não precisam se deslocar até uma agência do INSS.

A medida, no entanto, não deve interferir no recebimento das pensões por parte dos beneficiários do INSS. Mesmo aqueles que não conseguiram se recadastrar continuarão a receber o benefício.

Seu benefício do INSS foi suspenso? Veja o que fazer

Caso algum benefício tenha sido suspenso (apesar da medida), o valor voltará a ser pago. Para isso, é preciso fazer uma solicitação on-line.

Veja como:

  • Acesse o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) AQUI;

  • Clique na opção Requerimento;

  • Vá para Restabelecimento de pagamento - Covid-19;

  • Por fim, será emitido um comunicado do deferimento ou não do requerimento por e-mail.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por meio do telefone 135 ou on-line pelo Meu INSS, que também está disponível em aplicativo para sistemas Android ou iOS.

A abertura das agências do INSS, que estava prevista para esta segunda-feira (13), também foi adiada e passou para o dia 3 de agosto.


Leia Mais:

Ministério lança cartilha de prevenção a acidentes domésticos e primeiros socorros

Entenda como evitar riscos em casa de pessoas 60+

Diabetes e longevidade: pessoas com essa condição vivem mais?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: