A primeira parcela do 13º salário precisa ser paga até a próxima quarta-feira, dia 30, aos trabalhadores que têm carteira assinada. O valor deve ser de pelo menos 50% do que o funcionário tem direito. 

Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Caso queira, a empresa também pode pagar o valor integral, ou seja, a primeira parcela do 13º juntamente com a segunda, até a próxima quarta. 

Todos os funcionários registrados em carteira têm direito a esse salário adicional. O valor é proporcional ao tempo trabalhado. Ou seja, se o funcionário trabalhou o ano inteiro na empresa, receberá um salário integral a mais. Já se trabalhou apenas 6 meses, receberá metade do valor. 

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até dia 30

Foto: Gabriel_Ramos/Shutterstock

Entenda de quanto deve ser a primeira parcela do 13º

No caso da primeira parcela do 13º salário, o valor é de pelo menos metade do valor integral do 13º como havíamos explicado. Dessa forma, se a pessoa trabalhou um ano inteiro, deve receber pelo menos metade do valor do salário até o próximo dia 30. 

O cálculo é feito da seguinte forma: 1/12 do salário para cada mês trabalhado e, em seguida, multiplica-se o resultado pelo total de meses trabalhados. 

É importante lembrar que a primeira parcela do 13º salário não tem descontos. Os descontos vêm na segunda parcelas e variam de acordo com as regras do INSS. 

Por exemplo, para quem ganha um salário mínimo, o desconto é de 7,5%. Já para quem ganha entre R$ 3.641,04 e R$ 7.087,22, o desconto é de 14%. 

E no caso dos aposentados?

Os aposentados e pensionistas do INSS já receberam as duas parcelas do 13º salário de forma adiantada nesse ano. A primeira foi paga em maio e a segunda foi paga em junho. Dessa forma, não terão direito a receber um extra agora. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Sugestões para quem tem e quem não tem pagamento do 13º salário 

INSS começa a pagar o 13º da aposentadoria em cota única 

INSS anuncia pagamento do 13º em cota única; confira as datas 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: