Lançado em 2020 pelo Banco Central, o PIX rapidamente se tornou uma das modalidades de transferência bancária mais utilizadas do país. Desde o seu lançamento até janeiro deste ano, o BC já havia registrado mais de 133 milhões de chaves cadastradas. Mas com um volume tão grande de usuários e transações diárias, é normal que problemas aconteçam, como enviar um PIX para a pessoa errada. Como agir nesse caso?

Como funciona o PIX?

Ao contrário das outras modalidades de transferências bancárias, como TED e DOC, no PIX o dinheiro é transferido imediatamente entre bancos e instituições diferentes sem qualquer custo ao usuário pessoa física. Tanta facilidade tem levado cada vez mais lojistas e comerciantes a aceitarem pagamentos via PIX.

As transações via PIX são realizadas com uma chave de acesso, cadastrada pelos usuários em seus bancos de origem. Essa chave pode ser um e-mail, telefone, CPF ou um número aleatório. Cada usuário pode ter mais de uma chave.

O que fazer se eu enviar um PIX pra pessoa errada?

De acordo com o BC, a transação via Pix pode ser evitada ou cancelada apenas antes da confirmação. Após inserir a chave PIX da pessoa e confirmar, não há mais como voltar atrás. O dinheiro é transferido em questão de segundos para o beneficiário.

Por isso, é muito importante verificar todos os dados antes de confirmar a operação. Afinal de contas, um número ou uma letra errados na chave, a transferência pode ir para outra pessoa.

A orientação dos especialistas no assunto é de que, no caso de enviar um PIX pra pessoa errada, você tente negociar com o recebedor, que é a única pessoa nesse processo todo que pode desfazer um PIX enviado ou mandar o dinheiro de volta ao seu remetente por meio de um novo PIX.

Caso o recebedor se recuse a devolver o dinheiro, o ideal é registrar a ocorrência e procurar por um advogado!


Planejamento é fundamental para garantir a longevidade financeira. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Fique de olho: grupos de PIX no WhatsApp indicam esquema de pirâmide

PIX é seguro? Conheça tipos de golpes e saiba como não cair

9 dicas para você trabalhar como freelancer sem passar aperto

Saiba o que são bancos digitais, vantagens, desvantagens e como escolher

Golpe do WhatsApp: criminosos desenvolvem estratégia para burlar autenticação de dois fatores

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: