Falta menos de um mês para o fim do ano e se a sua meta para 2022 não envolve planejamento financeiro, você pode estar cometendo um grande erro. A chegada do décimo terceiro, das férias e das bonificações fazem com que realizemos gastos desnecessários, acumulando dívidas, utilizando a reserva de emergência e até mesmo correndo o risco de perder dinheiro

Poupar dinheiro e consumir de forma inteligente a curto e longo prazo é pensar em Longevidade Financeira, e para alcançar esse objetivo, só existe um caminho: o planejamento. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 2021 foi um ano recorde em endividamento, com 72,9% de famílias com dívidas. 

Esse cenário mostra que a maioria dos brasileiros não está se preparando adequadamente para o próximo ano. Para que essa não seja a sua realidade, confira 5 formas de perder dinheiro e aprenda a não cometer esses erros.

via GIPHY

Como perder dinheiro até o fim do ano em 5 passos:

1. Conte com o décimo terceiro salário

Sim, ele existe para aquecer a economia e será excelente para os seus planos de fim de ano. Porém, não conte com ele enquanto ainda não estiver no seu bolso. Você já fez gastos desnecessários pensando que “o décimo terceiro salário já vai chegar”? 

Pois bem, essa atitude faz com que você não planeje o presente, já que está contando com o futuro, e gaste muito mais do que precisa hoje. Deseja dar presentes de Natal para os seus amigos e familiares? Sem problema nenhum! Apenas não gaste desenfreadamente contando com o décimo terceiro salário ou as férias. 

2. Parcele ou atrase a sua fatura do cartão de crédito

via GIPHY

Você pode ainda não ter percebido, mas “perder dinheiro” e “atrasar o pagamento do cartão de crédito” são sinônimos. Os juros altos, presentes tanto no atraso quanto no parcelamento das faturas, são um problema para o seu planejamento financeiro. 

Por isso, se não quer perder dinheiro nesta época do ano, esteja atento às datas de pagamento e se mantenha em dia. Caso isso já seja um problema para você, confira nosso artigo sobre nome sujo e veja como reverter a situação.

3. Compre por causa da promoção

Quem não ama aproveitar as ofertas para decorar a casa no Natal? Contudo, quando os gastos com produtos em promoções excedem o seu orçamento, é preciso parar e ser mais consciente. 

Ilustração com uma mão segurando uma carteira, e dinheiro voando para longe da carteira. Ilustração sobre como perder dinheiro. Ilustração com uma mão segurando uma carteira, e dinheiro voando para longe da carteira. Crédito: Modvector/shutterstock

A compra por impulso é um sinal de que você não está seguindo o seu planejamento financeiro e está gastando mais do que o necessário. Aproveite as promoções de forma inteligente, acompanhando a flutuação de preço dos produtos que realmente precisa e comprando nos lugares com ofertas mais vantajosas para você. 

E que tal dicas para economizar em compras online? Assim fica muito mais fácil gastar menos no fim do ano.

4. Não controle seus gastos

via GIPHY

E voltamos ao tópico mais importante: planejamento financeiro. A grande verdade é que a falta de planejamento é o principal fator para que você deixe de ter Longevidade Financeira. É literalmente perder dinheiro. 

O fim do ano, com o Natal e o Ano Novo, são épocas em que costumamos gastar mais, principalmente com presentes e alimentação. Por isso, um controle financeiro é fundamental para que você mantenha o seu orçamento sem aperto e faça gastos inteligentes. 

Por sorte, a tecnologia é capaz de nos ajudar a fazer esse tipo de planejamento. Então, confira 5 apps para controle de gastos e não perca mais dinheiro. 

5. Não tenha metas

Se você quer iniciar 2022 com uma organização financeira pensado no seu estilo de vida e no seu futuro, estabeleça metas. Qual é o seu foco? Aposentadoria, viagens, a faculdade dos seus filhos ou a escola de seus netos? Tenha em mente o que é necessário para atingir essas metas, começando ainda este ano. 

Não ter um foco financeiro também é uma forma de perder dinheiro, já que é pensar no agora e não olhar para o futuro. Planeje hoje e pense no amanhã. Afinal, não importa a sua ideia e sim as escolhas eficientes que fará ao longo de sua vida. 


Com dúvidas se você está no caminho certo para não perder dinheiro? Faça o teste abaixo e descubra se você está boicotando suas finanças pessoas.


Leia também:

Planejamento financeiro: baixe grátis sua planilha pessoal e fuja do vermelho!

Reserva de emergência contra imprevistos: saiba como criar e proteger a sua

Você boicota suas finanças pessoais? Faça agora o teste e descubra

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: