O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), está elaborando um novo sistema para acabar com a longa fila de espera na concessão da pensão por morte. Atualmente, mais de 292 mil pedidos estão em análise.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência Social, a espera média para a concessão do benefício é de até 39 dias. No entanto, o que acontece na realidade é bem diferente. Segundo reportagem publicada pelo jornal Extra, alguns casos de concessão da pensão por morte podem levar mais de 3 anos.

Ainda não há uma data para que a nova plataforma do INSS entre em funcionamento, mas a previsão é que isso ocorra no último trimestre de 2021. O sistema usará a tecnologia de IA (Inteligência Artificial) para realizar todo o reconhecimento gráfico dos documentos e apontar se eles estão dentro do padrão exigido. O objetivo é que a pensão por morte possa ser concedida na hora.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também:

Revisão da vida toda: saiba como funciona o processo que pode aumentar sua aposentadoria

Auxílio-acompanhante fica restrito a aposentados por invalidez, decide STF

Feirão Serasa Limpa Nome oferece descontos de até 99% durante todo o mês de julho

Como fazer o dinheiro render mais? Confira algumas dicas

Bandeira tarifária continua vermelha: veja como economizar na sua conta de luz

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: