O pagamento do 13º salário é tão esperado quanto as festas de final de ano. Esse dinheiro extra que chega nas mãos de quem tem registro em carteira pode servir para uma série de coisas, desde negociar as dívidas até comprar presentes. Mas como usar o pagamento do 13º salário de forma consciente e realmente útil para a vida financeira?

Na última semana, o Instituto de Longevidade MAG realizou uma live com o tema, na qual os educadores financeiros Eduardo Oliveira e Gilmara Gonzalez deram sugestões para quem vai receber esse dinheiro extra. 

Também é preciso considerar que muitos brasileiros não recebem 13º salário. Parte porque é autônomo ou está desempregado e parte porque é aposentado do INSS. Os aposentados já receberam o extra de forma adiantada no começo do ano, por isso não será possível contar com ele agora. Confira dicas do que fazer!

Quem recebe pagamento do 13º salário deve mapear as prioridades

Foto: photobyphotoby/Shutterstock

Se você terá pagamento do 13º salário, mapeie sua situação e defina prioridades

Quem vai receber o pagamento do 13º salário precisa mapear a sua situação para fazer uso consciente dele. Os que possuem dívidas podem ter uma excelente oportunidade de negociá-las com esse valor extra que vai entrar. “Minha primeira orientação é usar o 13º para pagar dívidas, apesar do comércio estar influenciando muito para comprar. A negociação pode ser feita à vista”, explica o educador financeiro Eduardo Oliveira.

Para o especialista, ter um valor à vista para negociar pode fazer diferença. “Eu  também oriento os endividados a conhecerem seus direitos e dizerem para o banco ou para a loja como podem fazer para acertar. Não devem negociar como coitados, mas como quem tem um dinheiro para pagar e quer resolver a situação”, diz.

Além do uso para acerto de dívidas, outra alternativa para quem quer organizar cada vez mais as finanças é começar a formar uma reserva de emergência com esse valor. “A reserva financeira é o que vai garantir sua paz. Vai ser segurança”, explica Oliveira. Isso porque a falta de reserva é o que leva muitas pessoas a buscarem empréstimos para resolver qualquer tipo de questão emergencial.

A educadora financeira Gilmara Gonzalez lembra que no Brasil não existe uma cultura de poupar. “Vivemos o hoje, mas e se a gente tiver o azar de viver até os 100 anos? Faz o quê?”, indaga. Ela mesma construiu a sua própria reserva após os 50 e transformou as finanças ao notar que precisava mudar hábitos.

Comprar de forma consciente também é importante

É natural que além das “obrigações”, como o acerto de dívidas e a formação de uma reserva, muita gente queira ou possa usar o 13º salário para comprar presentes. “Somos um povo que gosta de presentear, às vezes sem necessidade e sem condição. Gastamos o que não podemos para agradar, a primeira orientação é não fazer nada para agradar”, afirma Gilmara. 

Outro ponto importante é estabelecer limites para que as aquisições não comprometam as finanças e acabem com todo o dinheiro extra. “Coloque uma meta. Se vai receber R$ 1.000 de 13º, não precisa usar ele inteiro para dar presente. Coloque um limite e só uma lembrancinha. Tem que mudar os hábitos, a mentalidade”, diz Oliveira. 

E quem não vai ganhar 13º salário?

Muitas pessoas não vão receber 13º salário nesse final de ano, mas, ainda assim, podem ter dívidas ou contas para pagar no início do próximo ano. É o caso dos aposentados. “A pandemia veio aí e desorganizou um pouco essa questão do 13º para os aposentados, que já receberam em abril e junho e agora no final do ano vão ter que se virar com o valor que já recebem durante o ano”, lembra Gilmara.

Quem está nessa situação, além do corte de gastos, precisa ir atrás de renda extra. “Final de ano é a melhor época para fazer renda extra. Quem não se programou até agora pode ir atrás de trabalho para ganhar um extra e até vender coisas que não usa em casa. Se tiver coisas paradas por mais de seis meses na sua casa, venda. Você não vai usar!”, aconselha Gilmara. “E fale a verdade para as pessoas. Diga que está precisando separar um dinheiro e precisa vender as coisas. Vai dar muito mais certo do que dizer que está vendendo porque precisa”, diz. “As pessoas vão te ajudar. As pessoas compram a sua motivação e te ajudam nela”.

Oliveira lembra que quem não vai ganhar 13º salário e precisa de renda extra também pode fazer o que sabe e vender. “Faça um brigadeiro, um artesanato. A renda extra não precisa ser um trabalho com horário. Você pode fazer renda extra até para investir”, explica. 

Confira a live completa sobre o tema


Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Leia também:

Confira ideias para ganhar renda extra em 2023 

Saiba como começar a sair das dívidas até o fim do ano 

Saiba como construir uma reserva de emergência após os 50 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: