Trabalhadores que possuem conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço irão receber, até o final do mês de agosto, uma parcela do lucro do FGTS. O pagamento é referente à renda obtiva pelo Fundo em 2021.

Desde 2017, o Governo Federal distribui parte do lucro do FGTS para os trabalhadores. Em 2021, o repasse de R$ 8,12 bilhões foi aprovado. No entanto, para este ano, o valor a ser distribuído ainda não foi definido.

A distribuição do lucro do FGTS será definida pelo Conselho Curador do FGTS. O grupo é formado por representantes do governo, de empresas e de trabalhadores. Contudo, antes da definição, é necessário que as demonstrações financeiras consolidadas do fundo em 2021 sejam aprovadas.

Quanto os trabalhadores irão receber?

O repasse do valor é distribuído de forma proporcional ao saldo das contas vinculadas no dia 31 de dezembro de 2021. Ou seja, quanto maior o saldo, maior o lucro do FGTS a ser recebido.

Em 2021, o índice aplicado sobre o saldo foi de 1,86%.

É possível consultar o saldo do FGTS e o valor do crédito através do extrato da conta vinculada. Para verificar acesse:

  • O aplicativo do aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android;
  • O site da CAIXA;
  • Ou o Internet Banking CAIXA, para os clientes do banco.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza, também, os telefones 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (demais regiões) para que clientes tirem suas dúvidas.
Um pessoal segurando um celular na frente de uma tela de computador. Na tela do computador, o site do FGTS, com a logo do Fundo. Na tela do celular, o aplicativo do FGTS mostrando a parte de saque e valor em conta. Imagem para ilustrar a matéria sobre lucro do FGTS. Crédito: Sidney de Almeida/shutterstock

Quando o lucro do FGTS vai ser pago?

O pagamento do lucro do FGTS deve acontecer até o dia 31 de agosto. Ele será feito mediante crédito nas contas do FGTS que tinham saldo 31 de dezembro de 2021.

De acordo com a nota emitida pelo Ministério do Trabalho e Previdência:

"Será realizada uma Reunião Extraordinária, em julho, para deliberar sobre as Demonstrações Financeiras de 2021, e outra uma Reunião Ordinária, em agosto, para deliberar sobre a Distribuição de Resultados, ocasião em que esse dado, caso mantido o cronograma, deve ser oficialmente divulgado.”

Lembrando que a as regras de saque segue as mesmas de sempre. A retirada do FGST só poderá ser feita nas condições fixadas em lei, como demissão, aposentadoria, saque aniversário, compra da casa própria, entre outras modalidades de saque.

E quem já sacou o FGTS?

O rendimento do lucro do FGTS é referente a 2021. Sendo assim, os depósitos serão feitos considerando o valor nas contas em 31 de dezembro de 2021. Aqueles que sacaram depois dessa data não perdem o rendimento.

Já quem fez saque antes da virada do ano irá receber apenas proporcionalmente ao dinheiro que tinha na conta no último dia do ano passado.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Atendimento presencial do INSS possui novas regras para os procedimentos; confira

Aposentadoria por invalidez: veja se você tem direito ao acréscimo de 25% no valor do seu benefício

 Novas regras de transição para a aposentadoria em 2023: confira quais são

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: