Foi liberado nesta quarta-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Segundo a Receita Federal, são depositados nesta data R$ 6 bilhões. Vão ser beneficiados 4.222.986 contribuintes.

O primeiro lote foi liberado em 31 de maio. A segunda rodada de pagamento da restituição é destinada a 2,9 milhões de contribuintes que não fazem parte do grupo prioritário e entregaram a declaração até 21 de março deste ano. Os demais contribuintes que recebem a restituição nesta quarta-feira, são:

  • 97.082 contribuintes acima de 80 anos
  • 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

As restituições são depositadas na conta em banco indicada pelo próprio contribuinte na declaração. Os valores ficam disponíveis pelo período de um ano.

Como saber se estou no segundo lote de restituição do Imposto de Renda?

É possível consultar se a sua restituição do Imposto de Renda foi liberada por meio da internet. Para isso, acesse a página da Receita Federal, clique no campo “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar Restituição”.

Outra forma de fazer a consulta é no aplicativo Meu Imposto de Renda. O app está disponível para celulares com sistema Android ou iOS (iPhone).

Caso a consulta indique que você está dentro do lote de restituições, mas o valor não tenha sido creditado na sua conta, há duas opções. A primeira é entrar em contato com as agências do Banco do Brasil. A outra é ligar para a Central de Atendimento da Receita. Os números disponíveis são:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Use sua restituição do Imposto de Renda com sabedoria! 

Acesse nosso guia de longevidade financeira para aprender a faer o melhor uso do seu dinheiro.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: