Aumentar os ganhos tem sido algo cada vez mais importante no cenário econômico atual. Felizmente, há muitas formas de fazer isso. Uma delas é garantir renda extra oferecendo o que você sabe fazer de melhor, independente do formato. E o ideal, segundo especialistas, é tentar aumentar os ganhos o tempo todo, não apenas quando a necessidade obriga. 

“É muito arriscado depender apenas de uma fonte de renda. É como uma mesa que só está apoiada em um pé. A chance de virar é fácil. O ideal é tentar garantir renda extra sempre que possível”, explica o educador financeiro Eduardo Oliveira. “E nos casos em que a pessoa está endividada é preciso se planejar, entender o orçamento e, neste caso, é quase uma obrigação ir atrás de renda extra, desde vender algo que não usa mais até outras opções.”, complementa.

Idoso usando habilidades musicais para garantir renda extra ensinando

Foto: VGStockstudio/shutterstock

Como garantir renda extra usando suas habilidades e resolvendo problemas

Para garantir renda extra usando habilidades e conhecimentos vale pensar em coisas que você sabe fazer bem ou gosta muito de fazer. “Você também deve perceber os problemas que as pessoas têm, pois pode ganhar dinheiro para resolver esses problemas. Pense no que gosta de fazer e faria até de graça. Ah, é um doce? Um brigadeiro? Faça e leve para vender no trabalho”, sugere Oliveira.

A educadora financeira Maria José Lopes Almeida reforça a importância de oferecer serviços que ajudem as pessoas a resolverem alguma dor. “Se você sabe dar uma aula, pode ensinar e cobrar por isso. Se a pessoa ficar feliz e satisfeita, com certeza indicará seu serviço para os amigos dela e também para os familiares.”, diz. 

Ela indica algumas possibilidades de serviços que podem ser realizados com foco em algumas necessidades que as pessoas normalmente têm e podem garantir renda extra: 

  • Levar idosos para o médico
  • Fazer as compras de alguém e entregar
  • Ensinar pessoas a baixar e usar um app
  • Cuidar de idosos, bebês ou crianças
  • Cuidar de cachorro (pode ser através de uma startup, como a dog hero)
  • Organizar espaços, atuando como personal organizer
  • Vender comidas saudáveis
  • Fazer docinhos
  • Oferecer serviço de carona amiga para o trabalho
  • Se tornar uber, moto taxista ou  motorista no blablacar
  • Oferecer auxílio de reforço e alfabetização
  • Oferecer serviços de digitação
  • Ensinar a usar o canva, etc.

Confira alguns sites nos quais é possível oferecer os serviços:

Get Ninjas 

99 Freelas 

Uber 

Dog Hero 

Blablacar  

ITalki 

Superprof

Falta qualificação? Busque conhecimento

Se você está pensando que não tem nada para oferecer de serviço. Ou, ainda, que precisa melhorar seus conhecimentos em determinadas áreas antes de tentar vender o que faz, que tal ir atrás de qualificação?

De acordo com  Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais Great Place to Work Brasil (GPTW), todo profissional precisa desconstruir o modelo mental de que estudou 20 anos da vida e isso garantiu sua empregabilidade por 35 anos. “É tirar o mito de que a vida é uma coisa linear, de que há um tempo para se estudar, trabalhar e se aposentar.”, disse ela entrevista para o Instituto de Longevidade MAG.

 “O primeiro passo é estar disposto a aprender. E, em segundo lugar, é não esperar uma proposta pronta. É preciso olhar o mercado e suas múltiplas possibilidades.”, explicou. 

Para Eduardo Oliveira, investir em capacitação também é uma maneira de aumentar os ganhos. “Mas não vejo só como conhecimento formal. Dependendo da área, buscar conhecimento informal pode ser até melhor. A pessoa pode buscar algo que goste, tem muita coisa online. Tem internet, livros, mentores em áreas específicas, etc. Você pode melhorar muito seu conhecimento, o que vai ajudar no ganho de renda extra.”


Precisando melhorar a qualificação? Cadastre-se e tenha acesso a diversos cursos gratuitos no portal do Instituto de Longevidade MAG. 

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.Imagem para ilustrar a matéria sobre profissões para quem tem mais de 50 anos.


Leia também:

Saiba como conseguir renda extra vendendo tudo que você não usa mais 

Como economizar dinheiro e fugir da crise 

13 boas ideias para ganhar dinheiro rápido se estiver precisando 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: