Uma matéria publicada nesta segunda-feira (11) pelo jornal Valor Investe denunciou uma série de fraudes no saque do FGTS que vêm acontecendo em agências da Caixa Econômica no Rio de Janeiro. De acordo com o texto, contribuintes vão realizar o saque imediato do FGTS e neste momento são informados de que o dinheiro já foi sacado em uma agência de outro estado.

A reportagem conta a história da coordenadora de RH Cláudia Fernandes, que há duas semanas foi até uma agência do banco para sacar seu FGTS e se deparou com a conta vazia. Claudia contou ao jornal que, naquele momento, o funcionário da Caixa a informou que o valor já havia sido sacado em uma agência da cidade de São Luís, no Maranhão.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


"Eu nunca nem estive no Maranhão. E o saque foi feito no dia 25 de outubro, quando eu ainda nem sabia que o valor já estaria disponível", disse Cláudia.

Um procedimento de "contestação de saque" foi realizado pelo funcionário na mesma hora. Este foi o terceiro caso de fraude no saque do FGTS acontecido na mesma agência. Enquanto aguarda a resolução do problema pela Caixa, a gestora de RH já pensa em acionar a polícia.

De acordo com o site Reclame Aqui, somente neste ano, já foram registradas 86 reclamações com o tema "golpe sobre saque de FGTS", mais que o dobro das reclamações registradas em 2018, que chegaram a 40 queixas, porém menos da metade das realizadas em 2017, que somaram 193.

Procurada pelo Valor Investe, a Caixa Econômica informou se tratar de casos pontuais e que já está investigando o problema. Mais tarde, por meio de sua assessoria de imprensa, o banco emitiu uma nota afirmando que "adota os procedimentos de segurança necessários para garantir o cumprimento do saque do FGTS, conforme disposto na Lei 8.036/90".

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: