A segunda fase do dinheiro esquecido nos bancos pelos brasileiros (o sistema de valores a receber) está sendo bastante aguardada. Porém, ela foi adiada pela segunda vez pelo Banco Central (BC). Isso porque os servidores da instituição estão em greve e a data de início, que era prevista para ser 2 de maio, teve que ser prorrogada.

Acredita-se que os brasileiros tenham R$ 4,1 bilhões em dinheiro esquecido nos bancos para receber na segunda fase. Na primeira, foram R$ 336 milhões sacadas por 3,6 milhões de pessoas e 19 mil empresas. 

idoso consultando dinheiro esquecido nos bancosCrédito: fizkes/Shutterstock

De onde virá o dinheiro esquecido nos bancos na segunda fase

O dinheiro esquecido nos bancos que estará disponível para a segunda fase do sistema de valores a receber do BC deve vir não apenas das fontes que já estavam disponíveis na primeira fase, mas de sete fontes extras. 

Na primeira fase, o dinheiro esquecido veio de contas encerradas que ainda tinham saldo disponível; de cobranças indevidas vindas de operações de crédito; de cotas de capital e rateios de sobras de cooperativas de crédito; e de recursos de consórcios terminados.

Na segunda fase, o dinheiro deve vir também de cobranças indevidas não previstas em termos de compromissos assinados pelo banco com o BC; obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente nos mesmos termos da anterior; e de contas de pagamento pré e pós-pagas finalizadas e com saldo. 

Também estão entre as fontes: contas de registro com saldo mantidas por sociedade corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes; entidades em liquidação extrajudicial; Fundo Garantidor de Crédito; e Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Sistema ainda não foi retomado

Quando a segunda fase tiver início, as consultas serão feitas através do portal SVR. Para isso será necessário ter uma conta gov.br prata ou ouro. Dessa vez, não será necessário agendar o saque como na primeira fase. Havendo dinheiro disponível, o cidadão poderá fazer a solicitação já na primeira pesquisa.

Por enquanto, é importante saber que o sistema não está disponível. Além disso, de acordo com informações do Banco Central:

  • O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Nunca se deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • Nunca se deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro



Leia também:

13 boas ideias para ganhar dinheiro rápido se estiver precisando 

Valor do salário dos aposentados do INSS para 2023 é divulgado 

5 habilidades profissionais para arrumar um emprego em 2020 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: