O prazo final para entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021 de pessoas físicas (IRPF) foi alterado de 30 de abril para 31 de maio deste ano. A Secretaria da Receita Federal anunciou na manhã desta segunda-feira (12) que implementou a mudança por meio da instrução normativa 2.020, publicada no Diário Oficial da União.

No entanto, essa nova data ainda pode mudar, dando mais tempo aos contribuintes que precisam fazer a declaração de Imposto de Renda referente ao ano-calendário 2020. Tramita no congresso um projeto de lei que prorroga o prazo final de entrega para 31 de julho de 2021. O texto, que já havia inicialmente sido aprovado na Câmara, obteve na semana passada a aprovação dos senadores. Mas, por ter sido modificado, precisou voltar para a Câmara para novamente ser analisado pelos deputados. Se aprovado, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Receita Federal adia prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021. Foto: Jo Galvao / Shutterstock

Receita Federal adia prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2021. Foto: Jo Galvao / Shutterstock.

A Receita Federal informou ainda que também foram prorrogados os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País para 31 de maio, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

Assim como no ano passado, a postergação da data para entrega da declaração de Imposto de renda visa suavizar as dificuldades dos contribuintes impostas pela pandemia de Covid-19.

Pagamento pode ser feito por débito automático

As pessoas que desejarem realizar o pagamento das cotas do IR via débito automático têm até o dia 10 de maio para fazer a solicitação. Já para as declarações enviadas após essa data, o pagamento da 1ª cota deverá ser realizado por meio de DARF, gerado pelo próprio programa. As demais cotas poderão ser pagas por débito automático.

Aqueles que não optarem pelo débito automático deverão imprimir os DARFs no da declaração de Imposto de Renda ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Entregas da declaração de Imposto de Renda 2021 já somam 36% do total

A Receita Federal informou que, até as 16h da última sexta-feira (9), já havia recebido 11.952.904 declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física. O volume equivale a 36% do total de 32,6 milhões de declarações esperadas para este ano.


Planejamento é fundamental na hora de entregar a declaração de Importo de Renda. Por isso, preparamos uma planilha exclusiva para você anotar todos os seus gastos e não perder o controle. Preencha o formulário a seguir e baixe a planilha gratuitamente!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

10 dicas de como declarar Imposto de Renda em 2021

Como economizar dinheiro em tempos de pandemia e evitar o endividamento

Como fazer o dinheiro render mais em 2021?

Sancionada lei que prorroga aumento no limite do empréstimo consignado

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: