A crise provocada pelo novo coronavírus se expande à medida que o tempo de isolamento social é necessário. Com tantas mudanças repentinas, cortes e reajustes financeiros foram feitos nas casas das famílias brasileiras. É o que diz a pesquisa Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Instituto FSB Pesquisa no começo de maio, que aponta que três em cada quatro brasileiros reduziram o consumo durante a quarentena.

O impacto na renda e medo do desemprego durante o período levaram 77% dos entrevistados a diminuírem o consumo de pelo menos um dos 15 produtos inseridos no estudo. Ainda de acordo com os números levantados, quatro em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra desde o início da pandemia. E, do total, 17% tiveram redução no ganho mensal, enquanto 23% perderam totalmente a renda.

Consumo reduzido durante a quarentena e pós-coronavírus 

A pesquisa traz um indicativo de que as pessoas não estão dispostas a retomar o nível de compras de antes. Entre 50 e 72% dos entrevistados planejam manter o nível de consumo adotado durante a quarentena após a pandemia. Já 52% disseram que irão frequentar menos ou muito menos bares e restaurantes e 39% afirmaram que pretendem diminuir o consumo de alimentos prontos.

 Para a realização da pesquisa, 2.005 pessoas foram entrevistadas por telefone entre os dias 2 e 4 de maio nos 26 estados e no Distrito Federal.


Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre a crise do coronavírus

Como economizar dinheiro e pagar suas contas durante a crise do coronavírus

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: