Você está precisando ganhar dinheiro extra para colocar as finanças em ordem? Não se preocupe, muita gente está na mesma situação. A boa notícia é que existem muitas possibilidades no mercado para quem é flexível e não tem medo de testar novos caminhos. E elas estão nas startups, você já ouviu falar delas?

Startups são empresas que usam tecnologia para escalar. Você já deve usar algumas no dia a dia, como é o caso do Uber ou do IFood. Na economia moderna, elas vêm conquistando cada vez mais espaço e também dando lugar para quem quer trabalhar e aumentar a receita, independentemente da fase da vida. Separamos algumas opções!

Use sua casa para ganhar dinheiro extra

Uma das opções mais fáceis para quem precisa ganhar dinheiro extra e tem espaço sobrando é aderir ao Airbnb. A plataforma une viajantes que precisam de um lugar para ficar e donos de imóveis que podem recebê-lo. E não precisa ser o imóvel inteiro. Dá para alugar um quarto também e cobrar por ele.

Em termos de segurança, a vantagem da empresa é que dá para classificar os viajantes e anfitriões depois do uso e essas classificações ajudam a checar o perfil das pessoas. Além disso, o Airbnb também oferece seguro caso haja algum dano ao imóvel. Tudo isso em troca de um percentual que fica com a empresa. Para começar, acesse o site da startup, leia as regras e se cadastre.

Outra opção que requer espaço - e amor pelos pets - é a Dog Hero. Muitas pessoas que têm bichinhos de estimação não sabem com quem deixá-los quando precisam viajar e consideram os hoteizinhos muito impessoais. Para quem considera o pet um membro da família, nada melhor do que saber que ele estará sendo bem cuidado por alguém que realmente gosta. 

Se é seu caso e você tem disponibilidade, basta se cadastrar na plataforma e seguir as etapas. Assim como no Airbnb, há avaliações dos chamados “Dog heroes”, pessoas que se comprometem a receber os pets. E também há seguro saúde caso o bichinho precise de auxílio veterinário no período. 

Duas pessoas dividem uma bancada em uma cozinha para cortar verduras, mostrando que alimentação pode ser uma forma para ganhar dinheiro extra.

Crédito: Rawpixel.com/Shutterstock

Opções para quem gosta de dirigir ou cozinhar

Outra alternativa para quem precisa ganhar dinheiro extra e gosta de dirigir são os aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Lady driver. A vantagem é que dá para fazer o próprio horário e trabalhar com liberdade no tempo livre. 

Quem prefere cozinhar também tem vez nas startups. A Eats for you é uma plataforma de refeições caseiras que oferece comida de família para quem busca uma alimentação mais caseira; e geração de renda para quem quer ganhar dinheiro extra. Ela funciona em São Paulo, Alphaville, Campinas, Mauá, Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Pinhais e Cuiabá. Para se cadastrar e tentar se tornar fornecedora da empresa, é só acessar o site.

Você pode ganhar dinheiro extra vendendo o que não usa

E se você acha que, até aqui, nenhuma opção é adequada para o seu perfil, que tal aproveitar a nova economia e vender o que não usa mais? Existem muitas startups de moda sustentável que trabalham com revenda de artigos usados. É o caso da Etiqueta Única, um brechó de luxo, e do brechó on-line Repassa.

No caso do Repassa, os clientes enviam roupas, sapatos e acessórios como bolsas  e a empresa faz a higienização, vende e entrega os produtos aos compradores. Não parece uma boa ideia dar aquela olhada no guarda-roupa e ver o que você não está usando e poderia gerar dinheiro extra?

Finalmente, também há startups voltadas para o público mais maduro, como a Maturi. A Maturi conecta profissionais com mais de 50 anos às empresas que buscam experiência e comprometimento, ou seja, também pode ser uma alternativa para quem está buscando uma vaga para ganhar dinheiro extra.

Além das startups, vale lembrar que a requalificação pode ajudar muito quem precisa aumentar as receitas. Acesse nossos cursos gratuitos e comece a contar com novas oportunidades no mercado!

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.

Leia também:

Empreendedorismo feminino: a mulher madura está deixando de ser invisível e começando a empreender mais

Organização financeira em dia: comece 2022 com o pé direito e sem dívidas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: