A crise provocada pela coronavírus não afetou somente a saúde da população, mas também o seu bolso. Muitas pessoas perderam o emprego e agora precisam aprender como economizar dinheiro para pagar todas as contas ao final do mês e não ficar no vermelho. E os gastos diários são muitos: aluguel, internet, mercado e luz, para citar alguns.


Proteger o seu capital e a sua família com um bom seguro de vida é tão importante quanto poupar. Conheça a WinSocial, a primeira seguradora do Brasil que recompensa seus hábitos saudáveis com descontos no seu seguro de vida.


Pensando nisso, conversamos com a educadora financeira Aline Soaper sobre como evitar gastos desnecessários, quais contas cortar e como economizar dinheiro durante a quarentena. 

Como economizar dinheiro em 5 passos

Conheça as suas despesas

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as contas recorrentes. De acordo com Aline, muitas pessoas não têm ideia do valor que gastam ao mês e nem com o que gastam. “O que ela realmente tem de despesa?”, indaga. Por isso, é importante anotar de que forma o dinheiro é usado a fim de entender três pontos principais:

  • O que pode ser reduzido?

  • O que pode ser substitído?

  • O que pode ser cortado?

Defina o que é uma conta essencial 

Quando elencar as contas que podem ser reduzidas, substituídas ou cortadas, tenha sempre em mente quais são essenciais e quais não são. “Agora, temos que pensar na sobrevivência”, afirma Aline. 

E quais contas são fundamentais para isso? Alimentação, aluguel, plano de saúde, água, internet e energia elétrica. “É muito importante que quem tenha plano de saúde não deixe de pagá-lo”, frisa a educadora.

Aquelas que não forem essenciais, podem ser deixadas para depois. Por exemplo: uma reforma que foi planejada antes da quarentena pode ser cancelada e feita em outro momento. Se estiver em isolamento social, o pacote de dados do seu celular também pode ser reduzido, caso você consuma o wifi de sua casa.

Reduza os gastos do dia a dia

Após considerar o que é essencial e o que não é, está na hora de analisar as despesas e ver onde economizar. Por exemplo: ao observar os números, você pode descobrir que gasta mil reais por mês com mercado. 

Esse não é um gasto que possa ser eliminado, pois a alimentação é uma necessidade primordial. No entanto, talvez você consiga reduzir o valor para 800 reais por mês. 

como economizar dinheiro

Crédito: Maria Sbytova/shutterstock

“Não é uma redução drástica, mas assim já consegue economizar 20% com mercado”, aponta Aline. Para ajudar a reduzir essa conta, você pode optar por itens de marcas mais simples ou deixar de lado aqueles produtos que não são tão essenciais no momento.

“Vamos supor que uma pessoa esteja passando por um problema financeiro realmente sério. Ao invés de comprar carne todos os dias, ela pode optar pelo frango, que hoje é mais barato”, comenta a educadora financeira. Para ela, agora é a hora de tentar novas possibilidades e de ser criativo ao preparar refeições.

Negocie suas dívidas

Pode ser que reduzir ou substituir uma despesa já não seja mais uma opção para algumas pessoas. Nessas situações, o ideal é tentar negociar a dívida, mesmo no caso de uma conta essencial, como aluguel.

“A pessoa não pode ficar sem pagar o aluguel, mas pode tentar negociar com o dono do imóvel”, explica Aline. Como opção de negociação, ela pode pedir para reduzir o percentual do aluguel ou sugerir pagar depois da crise do coronavírus. Tudo isso vai depender de sua realidade financeira. 


Faça agora mesmo uma simulação de seguro de vida e proteja a renda da sua família.


Para Aline, o mais importante no momento é que aqueles que não possuem renda busquem negociar suas dívidas e não entrem em desespero. “Esse é um momento muito delicado, pois muitas pessoas estão tendo perdas financeiras. Mesmo assim, precisamos dar foco na preservação da vida e da saúde. Em relação ao dinheiro, dá para recuperar, mas a vida não dá”.

Em contrapartida, caso você continue trabalhando ou recebendo alguma forma de renda, a educadora financeira recomenda que não deixe para pagar suas dívidas após a quarentena. Se não for possível pagar o valor total, tente reduzi-lo, mas não deixe para depois. Caso contrário, pode correr o risco de ter mais contas do que o esperado.

Avalie o seu momento e as suas necessidades 

Para Aline, a melhor forma de economizar na quarentena depende das necessidades e dos recursos de cada um. “Cada família tem uma estrutura, mas, no geral, todo mundo consegue economizar”, afirma. Pode ser na hora de apagar as luzes quando elas não são necessárias ou na redução do uso do ar condicionado.

“E sempre lembrando: não é para sempre. É um período, nós estamos passando por ele, mas não é para sempre”, finaliza.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: