Auxílio emergencial indevido. Ele foi recebido por muitas as pessoas que não teriam direito a recebê-lo ao longo da pandemia. Isso porque alguns erros foram cometidos tanto no momento do beneficiário realizar o pedido do auxílio quanto por falta de revisão por parte do governo.

Nestes casos, terá que ser feita a devolução do auxílio emergencial indevido tanto referente a 2020 quanto a 2021. Esta devolução poderá ser feita em até 60 vezes, segundo decreto. 

O decreto foi publicado nesta quinta, 10 de março, pelo governo e quem tiver que devolver o dinheiro será notificado por email, SMS, pelo banco, Correios, pessoalmente ou por edital. 

homem pensando se terá que devolver auxílio emergencial indevido

Crédito: Luis Molinero/Shutterstock

Como devolver o auxílio emergencial indevido

Quem tiver auxílio emergencial indevido para devolver poderá realizar o pagamento à vista ou em até 60 vezes. Cada parcela não poderá ser menor que R$ 50.

A devolução do dinheiro será feita através da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga nos bancos.

Quem achar que não deve devolver o valor por alguma razão, poderá contestar a notificação através do site do Ministério da Cidadania em até 30 dias do recebimento.


Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia mais:

Imposto de Renda 2022: prazo de entrega começa dia 7 de março 

Nova rodada de saque do FGTS pode ser autorizada 

4 benefícios sociais além do Auxílio Emergencial 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: