Recorrer à tecnologia através de aplicativos de controle financeiro pessoal grátis pode ser a solução para o seu bolso. Seja para realizar sonhos, quitar dívidas ou pensar na aposentadoria, toda hora é a ideal para começar a cuidar melhor do dinheiro.

Só que fazer isso a partir de tabelas e planilhas não é exatamente motivador. Ao contrário, pode ser bastante entediante, desestimulando a continuidade da tarefa.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


É aí que entram os melhores aplicativos de controle financeiro. Na palma da mão, com poucos toques na tela do seu smartphone, você pode assumir a autonomia sobre o que gasta e o que ganha.

E como são apps gratuitos, você só precisa investir tempo nesse projeto.

Neste artigo, reunimos alguns dos melhores à sua disposição. Alguns oferecem funcionalidades extras, com cobranças de mensalidades a partir de poucos reais por mês. Aqui você vai conhecer detalhes, descobrir recursos e poderá correr para o download na loja do seu sistema operacional.

A nossa lista de aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

Se é por um aplicativo de controle financeiro pessoal grátis que você procura, a lista abaixo vai agradar. Escolha o seu preferido, comece a economizar agora mesmo e fique mais próximo de seus sonhos.

1. Guiabolso

Versão desktop em www.guiabolso.com.br

A Associação de Consumidores Proteste testou diferentes apps de finanças e elegeu o Guiabolso como o melhor. Outro dado que pesa a favor dele é a sua preferência entre os usuários. Só na Play Store, são mais de 5 milhões de downloads.

Enquanto gerenciador financeiro, o Guiabolso busca as informações do usuário diretamente no site do seu banco, desde que autorizado a fazer isso, é claro.

O Guiabolso não possui versão paga, mas oferece produtos típicos de uma fintech, como empréstimos pessoais, de forma totalmente online.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

2. Minhas economias

Versão desktop em www.minhaseconomias.com.br

Possui gerenciador financeiro para fazer orçamento e planejar sonhos, registro de receitas e despesas e gráficos para uma visão mais detalhada dos lançamentos.

Destaque ainda para um comparativo de fundos de investimentos, tanto do seu banco quanto de outras instituições financeiras, o que ajuda a descobrir a opção mais rentável.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

3. Mobills

Versão desktop em www.mobills.com.br

Permite analisar os dados com gráficos e relatórios e realizar o planejamento das finanças através de metas de gastos por categorias.

Um ponto de destaque vai para a classificação das despesas para saber onde está gastando mais, contribuindo para evitar o excesso de gastos.

Disponível para download em aparelhos com iOS e Android.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

4. Organizze

Versão desktop em www.organizze.com.br

O aplicativo funciona sem internet e não coleta os dados da sua conta bancária. Envia alertas de contas a pagar e a receber e categoriza lançamentos.

Também possui uma ferramenta chamada “recurso meta”, que ajuda a planejar o futuro e a realizar sonhos.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

5. Meu dinheiro

Versão desktop em www.meudinheiroweb.com.br

Oferece recursos eficientes para um controle financeiro pessoal grátis, seja familiar ou de uma pequena empresa.

É um gerenciador financeiro e de investimentos online, ágil e completo. Com ele, é possível gerenciar a rentabilidade de uma carteira de investimentos.

Possui metas de orçamento, metas de projetos, metas de economia e cria usuários adicionais, ou seja, filhos e cônjuge podem participar juntos da organização financeira.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

6. Spendee

Versão desktop em www.spendee.com

O aplicativo conta com rastreador de despesas pessoais, metas orçamentárias, planejador de orçamento doméstico e sincronização bancária. Apesar do site para desktop estar em inglês, a tradução para o português dentro do aplicativo se encontra em estágio avançado.

O aplicativo possui uma ampla quantidade de integrações com instituições financeiras divididas por país. Aqui no Brasil, é capaz de acessar informações de correntistas do Bradesco, Itaú, Santander e Nubank, por exemplo, caso o usuário autorize.

Está disponível para download em aparelhos com iOS e Android.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

7. Money Lover

Versão desktop em www.moneylover.me

Esse aplicativo gerencia despesas, controla seu dinheiro e envia notificações quando o orçamento atinge um limite pré-estabelecido. Também cria categorias para saber para onde vai seu dinheiro.

Tem uma funcionalidade chamada “modo de viagem”, que otimiza o app para gastos com passeios.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

8. Minhas Finanças

O aplicativo está disponível apenas para dispositivos móveis com Android

O aplicativo faz o gerenciamento e o planejamento financeiro de diversos bancos nos quais o usuário possui conta. Controla receitas, despesas e cartões de crédito.

Não precisa estar conectado à internet para lançar seus dados.

Disponível para download em aparelhos com Android.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

9. Money Care

O Money Care não possui versão desktop, mas está disponível para IOS e Android

É um app de controle financeiro pessoal, simples, fácil e útil. Gerencia receitas e despesas e possui uma série de relatórios para analisar as movimentações de maneira detalhada.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

10. Money Manager

A partir do celular, é possível abrir uma versão para desktop do aplicativo

Aplicativo otimizado para gerenciar suas contas pessoais. Ele mostra um gráfico com seu orçamento e despesas, também controlando salário, depósitos e empréstimos.

Disponível para download em aparelhos com Android e iOS.

Aplicativos de controle financeiro pessoal grátis

Por que organizar as finanças por apps de controle financeiro pessoal?

Realizar sonhos, dos mais simples aos mais ousados, exige controlar bem as finanças. E fazer isso por meio de aplicativos é muito prático, pois você pode acessar os dados a qualquer momento e de qualquer lugar.

A tecnologia serve como antídoto à velha desculpa da falta de tempo, tão comum nos dias atuais.

Não consegue prever na agenda um momento do dia para conferir os gastos, contas a pagar e saldo no banco? Então, escolha um app de controle financeiro pessoal grátis, automatize tarefas e tenha uma poderosa ferramenta na palma da mão.

Open banking e os apps de controle financeiro pessoal

Avança no Brasil a regulamentação do open banking. Caso ocorra essa regulamentação, ficará ainda mais fácil para os aplicativos financeiros acessarem dados bancários com a autorização dos clientes, a exemplo do que já faz o Guiabolso, por exemplo.

Isso deve tornar esses aplicativos ainda mais versáteis e úteis.

Conclusão 

Neste artigo, você conheceu sugestões de apps para cuidar melhor do seu dinheiro. Com a ajuda deles fica mais fácil realizar sonhos e alcançar um futuro tranquilo.

Os aplicativos de controle financeiro pessoal permitem que você acompanhe o vai e vem do seu dinheiro diretamente no local que provavelmente mais frequenta todos os dias: a tela do seu celular! Então escolha o seu na lista e comece já a usar.

Para guardar esse conteúdo como referência e consultá-lo sempre que quiser, clique no botão azul ao lado e receba este artigo no seu e-mail, em PDF.

Assuma o controle das suas finanças ainda hoje com a ajuda da tecnologia!

Compartilhe com seus amigos