Caros leitores do Portal,

O mês de julho chega nos trazendo o inverno. Nesse nosso Brasil de trópicos, a estação mais fria do ano não tem o mesmo rigor que em zonas temperadas. No entanto, as turbulências econômicas que o nosso país vem enfrentando podem tornar o inverno de muitas famílias ainda mais cinzento.

Mesmo com a ligeira melhora constatada frente ao mês de abril, maio (o mês com os dados mais recentes) revelou que 77,4% das famílias brasileiras estão endividadas. Em menor escala, mas não menos preocupante é a parcela de famílias inadimplentes: 28.7%.

Fiel a nosso compromisso de orientar os brasileiros a conquistar sua Longevidade Financeira, traremos em no dia 21/07 o especialista Thiago Martello, educador financeiro e fundador da MartelloEF, com dicas especiais para como se organizar, se livrar das dívidas e sair do vermelho. Inscreva-se no nosso canal do Youtube e seja notificado dessa live.

Carta do editor: existe um caminho para quem está endividado? Na imagem, quatro pilhas de blocos de madeira estão empilhados lado a lado, em ordem crescente. Uma seta apontada para cima está ilustrada em cada pilha, enquanto uma mão empilha os blocos.

Crédito: Monster Ztudio/Shutterstock

Por mais que as notícias não sejam muito confortáveis, preciso dizer a vocês: mantenho o meu espírito cheio de esperança. Há muitos anos já que viajo o país, visitando parceiros e fazendo negócios. Recentemente, palestrei em alguns eventos que reúnem os entes públicos que gerenciam a Previdência de milhares de servidores municipais e estaduais. Posso assegurar a vocês: o Brasil está fazendo a lição de casa para reencontrar os trilhos da prosperidade.

Claro, há muito por fazer. E é fundamental dizer que o esforço não pode, de maneira alguma, ficar na mão de só uma das partes. Estado, empresas e cidadãos devem se empenhar em construir o amanhã que queremos, para nós e para as próximas gerações. Do nosso lado, contem sempre com informação e orientação de qualidade sobre Longevidade Financeira. Esse é nosso compromisso.

Talvez, para embalar nossos sonhos e empoderar nossas ações, o melhor mesmo seja nos inspirar no elo que vincula as gerações. Velhos e moços, vamos dar as mãos por um país mais justo e sustentável. Para celebrar essa parceria fundamental, este mês daremos também atenção ao Dia dos Avós, que ocorre no 26, com uma matéria muito especial.

Cordialmente, Nilton Molina


Gostou do artigo? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: