Prezados leitores,  

Vocês já se deram conta que os idiomas têm vida? Isso mesmo. O Português, ou o Inglês, enfim, a língua corrente no local em que habitamos, são como nós: vivem e morrem. É assim porque idiomas são compostos de palavras que, por sua vez, aparecem, desaparecem, ou mudam de sentido. 

Vou dar um exemplo: aposentadoria. Essa é uma palavra bem recente nos idiomas. Viver e trabalhar são termos tão fortemente associados na história das sociedades que o contrário era uma verdade: não trabalhar era sinônimo, praticamente, de estar morto.  

Foi assim por milhares de anos, até que alguns países alcançaram um nível de riqueza tão alto que os seus idosos puderam viver por mais tempo, e ainda obtendo uma renda gerada pelos adultos em idade laborativa.  

Isso começou na Alemanha, no fim do século XIX. Ao longo do século XX, a prosperidade global cresceu enormemente e o Estado de bem-estar social se tornou modelo para outros países mundo afora. Então, a palavra se espalhou: a nossa Aposentadoria; Retirement, para os que falam língua inglesaJubilación, para os que falam espanhol. 

Casal de aposentados quer buscar renda extra para viajar

Crédito: Freebird7977/Shutterstock

Devemos comemorar a conquista de um benefício social que garantiu, e garante, o bem-estar da grande quantidade de pessoas idosas que surgiu nas últimas cinco ou seis décadas, em todos os países. Porém, olhem bem para cada uma dessas palavras.  

Aposentadoria significa ir para o aposento. Em Retirement, fica evidente estrutura Retire (“retirar-se”). Jubilación, que tem uma estrutura que lembra a palavra júbilo (alegria), mas também jubilamento (a expulsão dos quadros de uma instituição). 

Meu objetivo com essa reflexão é levar vocês, leitores do nosso portal, a pensar sobre o tema que vamos trabalhar em agosto: a renda extra. Seja por necessidade, seja por vontade de ganhar mais, vemos hoje muitos aposentados buscando gerar renda adicional. 

Independentemente da razão, o fato é que essa permanência no mercado de trabalho de milhões de pessoas que recebem benefícios previdenciários força uma transformação no sentido da palavra aposentadoria. É a língua acompanhando as transformações sociais. 

Sabemos, no entanto, que não são apenas os aposentados os que estão buscando renda extra. Com a alta da inflação, boa parte das pessoas em idade laboral estão buscando diversificar e aumentar suas receitas.  

Quem nos acompanha, sabe que Ganhar Mais é um dos pilares da Longevidade Financeira. Durante o mês de agosto, vamos trazer matérias semanais para orientar a todos, aposentados ou não, sobre o tema renda extra.  

Investir em qualificação profissional, fazer freelances, vender o que não usa mais e empreender são alguns dos assuntos abordados em matérias do portal. E no dia 18, teremos uma live exclusiva em nosso canal no youtube. O nome da pessoa convidada será anunciada em nossos canais.  

Fique de olho e descubra com a gente uma forma de aumentar seus ganhos. Isso pode dar um novo sentido à sua Longevidade Financeira. 

Cordialmente, Nilton Molina


Gostou do artigo? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: