Quando você vai se aposentar? Já possui tempo de contribuição para aposentadoria? Qual o melhor sistema de aposentadoria para o seu caso: por pontos, tempo de contribuição mais idade mínima, por idade ou com pedágio? Desde a aprovação do texto-base de Reforma da Previdência, em outubro de 2019, muitas dúvidas continuam a surgir para milhares de contribuintes ávidos pelo merecido descanso.

Como calcular o tempo de contribuição para aposentadoria

O primeiro passo para calcular o tempo de contribuição para aposentadoria é encontrar um simulador de aposentadoria confiável e que possibilite uma visão dos vários cenários. O Instituto de Longevidade MAG desenvolveu um Simulador de Aposentadoria para você fazer o cálculo e optar pela opção mais vantajosa para você. Clique aqui e simule agora.

Mas ao iniciar a simulação, uma das primeiras informações que a calculadora irá solicitar é: qual o seu tempo de contribuição para aposentadoria? E essa resposta você precisa saber com muita precisão. Para isso, acesse o site Meu INSS ou baixo o aplicativo para o seu celular.

Ao acessar o Meu INSS, você poderá optar por agir de duas formas. A primeira é cadastrar uma senha e deixar que o sistema calcule automaticamente todos os recolhimentos em seu nome, considerando as informações lançadas no sistema pelos empregadores. A segunda opção é realizar as contas manualmente, inserindo cada período de contribuição. Vamos lá?

Como se cadastrar no Meu INSS

Clique aqui para acessar o site Meu INSS. Escolha a opção “Simular Aposentadoria no menu à esquerda e, em seguida, escolha se a simulação será por idade ou por tempo de contribuição.

Você deverá optar se deseja que o sistema calcule automaticamente ou se você deseja calcular seu tempo de contribuição para aposentadoria, cadastrando os períodos de contribuição manualmente. Para a primeira opção, clique no botão LOGIN, no canto superior direito, para informar seu CPF e sua senha. Caso não possua cadastro, escolha a opção “Crie sua conta”.

Inscreva-se no Meu INSS para calcular o seu tempo de contribuição para aposentadoria.

Inscreva-se no Meu INSS para calcular o seu tempo de contribuição para aposentadoria. Crédito: rafapress / Shutterstock 

Se optar por informar manualmente seus períodos de contribuição, informe data de nascimento e sexo e clique no botão de “+” para incluir os períodos. Ao final, clique em “Calcular” para ver o tempo de contribuição para aposentadoria em anos, meses e dias.

É importante comparar as informações do site com os registros na carteira de trabalho ou carnês de contribuição. Se por acaso algum período não estiver cadastrado no INSS, este poderá ser adicionado manualmente, mas só passará a contar como tempo de contribuição para aposentadoria após o requerente fazer a comprovação das informações junto ao instituto.

Cadastro no Meu INSS

Ao iniciar o cadastro, você será direcionado para o site acesso.gov.br, onde deverá informar os seguintes dados:

  • CPF
  • Nome completo
  • Telefone celular
  • E-mail

Só depois de responder a três perguntas de verificação dos dados pessoais, você poderá habilitar o seu cadastro e criar uma senha de acesso. Em caso de dúvidas, ligue para o Receita Fone 135 ou compareça a uma das agências do INSS.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia também:

Pagamento do INSS em atraso: como colocar as contas em dia para adiantar a aposentadoria

Aposentadoria negada? Conheça os motivos e saiba como recorrer para ter direito ao benefício do INSS

Como consultar o INSS pelo CPF? Confira o passo a passo

Aposentadoria para autônomo: entre INSS e Previdência Privada, descubra qual é a melhor opção

Benefícios cancelados pelo INSS? Conheça as possíveis causas e saiba como evitar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: