As novas regras para agendar o atendimento presencial para solicitar benefícios do INSS como aposentadoria por idade e para salário-maternidade começam a valer a partir desta segunda-feira (21). Para esses dois casos, o agendamento deixa de ser presencial e passa a ser realizado exclusivamente pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Com o novo modelo, o segurado receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento de seu processo de forma online, e só precisará comparecer a uma agência se faltarem informações no sistema.


Quer saber quando você vai se aposentar segundo a proposta de reforma da Previdência? Clique aqui e conheça o simulador que desenvolvemos para você.


Uma estimativa do INSS mostra que o número de pessoas que procuram o órgão com essa finalidade é de 1,4 milhão por ano, 20% do total de atendimentos. Com a medida, o Instituto espera reduzir para 30 minutos o tempo de concessão do benefício.

Para ter direito aos benefícios do INSS, é necessário contribuir por 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres). Não há idade mínima para solicitá-lo.

Leia também

Presidente do INSS é demitido e acusado de corrupção

CMN põe fim à farra do rotativo dos cartões de crédito

Compartilhe com seus amigos