Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos podem solicitar que a prova de vida do INSS seja realizada em suas casas, mediante visita de um representante do instituto.

A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de julho deste ano visa favorecer beneficiários sem procurador ou representante legal cadastrado. Para solicitar o procedimento em casa, o beneficiário ou terceiros deverão entrar em contato pela Central 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS, sem que seja necessário cadastrar uma procuração para esse fim específico ou que o beneficiário ou interessado compareça a uma Agência da Previdência Social.

prova de vida em casa

Se o requerimento for realizado pelo Meu INSS, será necessário anexar no sistema um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional competente, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício.

Já os requerimentos feitos pela Central 135, os documentos deverão ser entregues no momento da realização da prova de vida. Pode ser que o representante do INSS solicite o cadastramento da documentação comprobatória pelo Meu INSS.

Como solicitar a prova de vida em casa

Beneficiários com dificuldade de locomoção deverão selecionar a opção "Solicitar Prova de Vida - Dificuldade de locomoção", do tipo tarefa, modalidade atendimento a distância, código 4972, sigla PVIDADIFLO, cujo cumprimento deve ser feito de forma emergencial e prioritária.

 Beneficiários com idade acima de 80 anos deverão selecionar a “Solicitar Prova de Vida - Maior de 80 anos” - código 4952, sigla PVIDAIDOSO, cujo cumprimento deve ser realizado de forma emergencial e prioritária. Neste caso, será criada uma subtarefa ‘Pesquisa Externa - Prova de Vida’ - código 4953, sigla PEXPROVIDA, que também deve ser cumprida de forma emergencial e prioritária”.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Quanto economizar para a aposentadoria? Saiba tudo aqui!

Revisão da vida toda: saiba como funciona o processo que pode aumentar sua aposentadoria

Auxílio-acompanhante fica restrito a aposentados por invalidez, decide STF

Revisão de benefícios do INSS chama a atenção de fraudadores: veja como evitar golpes

Faz contribuição ao INSS por conta própria? Fique atento ao reajuste

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: