A partir de agosto, as provas de vida do INSS começarão a ser realizadas por celular, sem mais a necessidade de o segurado comparecer fisicamente a uma agência bancária. O mecanismo utilizado para o reconhecimento facial será a câmera do celular, para quem já tem título de eleitor ou CNH digital.

Inicialmente, a prova de vida digital será realizada apenas com um grupo de 550 mil beneficiários de todo o Brasil. De acordo com o INSS, foram privilegiadas as pessoas que deveriam ter realizado a prova de vida no último mês de março, pouco tempo antes da suspensão da exigência devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O número corresponde a 1,5% dos 36 milhões de beneficiários do INSS.

Prova de Vida Digital

A cada 12 meses, os segurados têm que realizar o procedimento para comprovar que estão vivos. Para isso, eles precisam comparecer à agência bancária onde recebem o benefício. Pessoas com dificuldade de locomoção ou com idade superior a 80 anos podem solicitar que a prova seja realizada em seus domicílios, por meio da visita de um técnico do INSS.

A automação do serviço faz parte de uma série de medidas adotadas pela direção do órgão para agilizar a concessão do benefício. De acordo com o INSS, o próximo passo será ampliar os canais de regularização disponíveis para que os segurados e requisitantes consigam sanar as pendências geradas pelo sistema.

Leia mais:

- Vai realizar a prova de vida do INSS? Fique atento às novas regras

- Aposentadoria tranquila? Veja como começar a se planejar para o futuro aos 30 anos

- Segunda parcela do 13º salário já está disponível para aposentados

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: