A prova de vida do INSS volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas a partir de junho. A exigência de realização do procedimento estava suspensa desde março de 2020 por causa da pandemia.

De acordo com o INSS, cerda de 11 milhões de beneficiários ainda precisam fazer o procedimento, de um total de 36 milhões. Com a volta da obrigatoriedade, quem não realizar o procedimento a partir de junho poderá ter seu benefício cancelado.

Calendário para realização da prova de vida do INSS

O INSS criou um calendário para evitar aglomerações nas agências. Os primeiros atendimentos serão de pessoas que deveriam ter realizado a prova de vida em março e abril de 2020. No mês de julho será a vez de quem tinha que ter feito a prova em maio e junho de 2020. Em agosto, os inicialmente agendados para julho e agosto de 2020 e assim sucessivamente. O cronograma terminará em dezembro, com os aposentados que deveriam ter feito a prova de vida do INSS em março e abril de 2021.

Para organizar a fila, o INSS selecionou as pessoas que deverão realizar o procedimento por meio de uma mensagem enviada por telefone, e-mail ou mensagem de SMS pelo número 280-41. A prova de vida pode ser realizada pelo aplicativo Meu Gov.br ou presencialmente, comparecendo ao banco onde recebe o benefício. Em casos de dificuldade de locomoção, a visita de um servidor do INSS para a realização do procedimento em casa pode ser agendada pelo telefone 135.

Prova de vida do INSS pode ser feita por celular utilizando a biometria facial. Foto: sp3n / Shutterstock.

Prova de vida do INSS pode ser feita por celular utilizando a biometria facial. Foto: sp3n / Shutterstock.

Quem optar pelo aplicativo deverá autorizar o processo de reconhecimento para fazer a biometria facial. A modalidade só é possível para quem possui carteira de motorista ou título de eleitor digitais.

Já os beneficiários que não fizeram a prova de vida do INSS até fevereiro de 2020, um mês antes do início das medidas de distanciamento social, têm até esta segunda-feira (31) para evitar a suspensão do benefício.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: