Como fazer o preparo para aposentadoria? Essa tem sido a pergunta de milhares de pessoas ao redor do mundo, em particular frente às muitas mudanças pelas quais o mercado de trabalho está passando.

Ao longo dos anos, os sistemas de aposentadoria em todo o mundo vêm sofrendo severas pressões financeiras. O que se observa com isso é que, aos poucos, os planos de benefício definido estão desaparecendo, substituídos por planos de contribuição definida. Neste modelo, o valor do benefício futuro é resultado não só da contribuição, mas dos ganhos financeiros durante o período de acumulação.

Em outras palavras, não há mais espaço para aquele antigo pensamento de trabalhar sem se preocupar com o amanhã e se aposentar às custas do empregador/governo. O trabalhador que não se preocupar em construir um patrimônio financeiro, poderá enfrentar dificuldades no futuro.

E embora fatores como o aumento da longevidade e os avanços da ciência estejam possibilitando que as pessoas vivam mais, com melhor qualidade de vida e, consequentemente, se mantenham profissionalmente ativas por mais tempo, muitas ainda não possuem os conhecimentos necessários para cuidar do preparo para aposentadoria.

Capa do e-book de Preparo para Aposentadoria

Capa do e-Book da Pesquisa de Preparo para Aposentadoria.

Esses e outros importantes pontos foram abordados no relatório O Novo Pacto Social: Empregadores Amigáveis a Todas as Idades. O documento foi desenvolvido pelo Instituto de Longevidade MAG.

De acordo com a pesquisa, dois em cada cinco trabalhadores no mundo (40%) garantem que estão habitualmente poupando para a aposentadoria. Já para os que não conseguem poupar, a principal barreira é ‘não ganhar o suficiente’ (35%), além das questões de curto prazo, como comprar uma casa (22%) ou pagar dívidas (21%). O cenário é parecido no Brasil, com 40% afirmando que o salário é baixo, 33% concentrados em pagar dívidas e 24% poupando para prioridades imediatas.

“Sabemos que começar a economizar desde cedo e de forma frequente é o melhor caminho para alcançar o preparo para a aposentadoria e os dados revelam um desafio para todos os parceiros sociais”, afirma Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa do Instituto de Longevidade MAG e responsável pelo estudo no país.

Empresas precisam apoiar funcionários no preparo para aposentadoria

O foco do relatório deste ano é no mercado de trabalho, onde é cada vez mais importante que as empresas ofereçam espaços de trabalho que possibilitem a convivência e o desenvolvimento profissional de profissionais de todas as idades, além de treinamentos, orientações e informações sobre como se preparar para a aposentadoria.

Esse deve ser um dos principais desafios dos empregadores para os próximos anos

“Os trabalhadores hoje querem cada vez mais uma transição gradual para a aposentadoria. Apenas 34% dos ouvidos preveem parar imediatamente o trabalho ao entrar na aposentadoria. Por isso, locais de trabalho inclusivos a todas as idades são uma das maneiras de garantir que essas pessoas se sintam apoiadas para se aposentarem em fases, além de possibilitar que todos contribuam e permaneçam economicamente ativos por mais tempo. É um jogo em que todos ganham”, explica Palmeira.

O estudo traz nove características essenciais para um melhor preparo para aposentadoria, desenvolvidas no contexto de um Novo Pacto Social.

“Os empregadores desempenham uma função fundamental, ajudando os trabalhadores a se prepararem para a aposentadoria. A influência deles vai além de oferecer planos de aposentadoria e benefícios financeiros, incluindo desenvolvimento de habilidades, educação e bem-estar. Por isso, esse novo cenário reforça a necessidade de um Novo Pacto Social entre governos, empregadores e indivíduos”, completa o diretor.

Instituto de Longevidade lança e-book para ajudar no preparo para aposentadoria

Todos os dados e análises extraídos da pesquisa foram transformados em um e-book prático. O objetivo, segundo o diretor-executivo do Instituto, Henrique Noya, é levar essa informação a um número cada vez maior de pessoas de forma simples e direta.

“O Novo Pacto Social conclama toda a sociedade para um trabalho conjunto. Empresários, governantes, trabalhadores, escolas e organizações não governamentais, todos agindo de forma integrada e complementar, porque todos seremos impactados por essa nova ordem econômica mundial”, declara o diretor-executivo. “Se pensarmos e agirmos juntos, conseguiremos realizar feitos maiores e melhores para a nossa sociedade como um todo”, conclui Noya.

Preencha o formulário a seguir para baixar o e-book da Pesquisa de Preparo para Aposentadoria 2020.

E-book Pesquisa de Aposentadoria 2020

Conteúdo

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: