Nos últimos dois anos, o pagamento do 13º salário do INSS foi feito antecipadamente aos aposentados e pensionistas em razão da pandemia de covid-19 e suas demandas emergenciais. Neste ano de 2022, foram estabelecidas novas regras conforme o Decreto 10.410/20.

Desta vez, a primeira parcela do 13º salário, correspondente a 50% do valor do benefício, vai ser paga juntamente com o valor a ser pago no mês de agosto. Já a segunda parcela será paga no mês de novembro.

Tem direito a 13º todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, auxílio-doença ou acidente, pensão por morte, auxílio reclusão e salário maternidade.

13º salário do INSS

Crédito: Chaay_Tee/shutterstock

Como funcionará 13º salário do INSS

O início do pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS vai se dar nos cinco últimos dias úteis de agosto e encerrará nos cinco primeiros dias úteis de novembro. As datas vão depender do valor do benefício e do número final do cartão de pagamento. 

No caso da segunda parcela, o pagamento deve ocorrer entre os cinco últimos dias úteis de novembro e os cinco primeiros dias úteis de dezembro, seguindo a mesma lógica. 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também: 

Conheça alguns benefícios e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais 

Benefícios de aposentados e pensionistas também sofrerão reajuste 

Reforma da Previdência completa 2 anos e traz sentimento de perda para os brasileiros

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: