Segurados que conseguiram, na Justiça, o direito de aumentar o valor de suas aposentadorias por terem voltado ao mercado de trabalho, também conhecida como desaposentação, poderão ter que devolver o dinheiro recebido, a depender de decisão judicial. O comunicado foi feito pela Advocacia Geral da União (AGU) e vale apenas para quem recebeu o benefício após decisão provisória (tutela antecipada).


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Em nota, a AGU esclareceu que “Aqueles que receberam valores em decisão judicial transitada em julgado [ou seja, em ações já concluídas] não precisarão devolver valores, mas poderão ter seu benefício revisto, por meio de ação rescisória”.


Preocupado com a sua aposentadoria? Acha que o valor não vai ser suficiente? Clique aqui e conheça os planos de previdência da Mongeral Aegon.


A desaposentação, como é conhecida a revisão do benefício por ter, o segurado, voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social, foi considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016. Na época, mais de 180 mil processos aguardavam a decisão da Corte.

O INSS informou que encaminhará uma carta aos segurados que deverão devolver as diferenças pagas informando os valores e o prazo para pagamento, que também poderá ser descontado diretamente da aposentadoria. É possível recorrer na Justiça com a ajuda de um advogado ou da Defensoria Pública. Não será possível resolver a situação diretamente nas agências do INSS.

Leia também

Pesquisa de Aposentadoria revela o que os brasileiros esperam do futuro

Cresce número de famílias que dependem financeiramente de aposentado

Compartilhe com seus amigos