As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir para atendimento presencial em todo o país a partir desta segunda-feira (14), apenas para segurados que tiverem realizado agendamento prévio. O único estado a ficar de fora é São Paulo, por causa de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que impediu a reabertura das agências paulistas. O INSS informou que vai recorrer da decisão judicial.

"A reabertura das agências se mostra indispensável para que parte da população que necessita dos serviços presenciais não seja prejudicada, especialmente neste momento de pandemia", informou o INSS em nota.

Apenas as maiores agências serão reabertas neste momento, que funcionarão com horário reduzido: das 7h às 13h. Com a medida, o INSS esperava conseguir atender a cerca de 70% da demanda, priorizando serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Segurados precisarão realizar agendamento prévio

A medida serve para evitar aglomerações dentro e fora das agências. O procedimento deve ser feito pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados respeitem os horários agendados e não cheguem com muita antecedência aos postos de atendimento, o que poderia causar aglomerações desnecessárias.

E atenção: é obrigatório o uso de máscara nas dependências do instituto e o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. Antes de entrar no local, o segurado terá sua temperatura corporal medida por um funcionário. Se a temperatura estiver acima de 37,5°, indicando febre, o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico.

Reabertura do INSS: prova de vida segue suspensa

Pelo menos até o dia 30 de setembro, a realização do procedimento de Prova de Vida seguirá suspenso nas unidades do INSS.


Precisando de uma ajuda para organizar suas finanças pessoais? Preencha o formulário a seguir e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Longevidade Financeira, com ótimas dicas para você aproveitar!

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: