Dar uma voz sensível à luta que muitas pessoas estão passando no momento, combinado com o ponto de vista da aposentadoria. Esse é o objetivo do artigo “Reflexões sobre o Empoderamento: a pandemia da COVID-19 reforça a necessidade de solidariedade e foco em nossas prioridades de vida”, recém-publicado pela OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico. O trabalho é de coautoria de Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, com Mike Mansfield e Catherine Collinson, respectivamente do Aegon Center for Longevity and Retirement e do Transamerica Center for Retirement Studies.

“As escolhas que fazemos no presente moldam o nosso futuro", declarou Palmeira. "Nunca na história a necessidade de considerar os efeitos de longo prazo de nossas atitudes se apresentou de maneira tão clara e para tantas pessoas ao mesmo tempo", acrescenta.

O artigo explora os preparativos para a aposentadoria das pessoas, incluindo a necessidade de permanecer por mais tempo em empregos remunerados, manter-se física e mentalmente ativo, cuidar da saúde e ter a capacidade de ficar em sua própria casa, preservando redes de relacionamento durante toda a vida.

O texto também fornece recomendações específicas para governos, empregadores, indústria e outros parceiros sociais, de forma a construir um Novo Pacto Social para a aposentadoria.

"A superação dos múltiplos desafios que ora se impõem dependerá de um grande e vigoroso engajamento da sociedade. A crise vai passar. E o mundo, certamente, será um lugar diferente”, ponderou o diretor.

Sobre a publicação do artigo pelo órgão internacional, Palmeira declarou que isso reflete o forte relacionamento com o Fórum da OCDE, evento anual onde são lançadas as Pesquisas de Preparo para a Aposentadoria, estudo realizado conjuntamente pelos 3 institutos do Grupo dedicados ao tema.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: