O ginasta Arthur Zanetti, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres (2012) e de prata nas do Rio (2016), já começa a pensar em aposentadoria. Não agora, pois ele ainda tem um último ciclo olímpico para completar, mas na sequência. Em entrevista para O Globo, o atleta contou que sonha com uma terceira medalha. Não apenas por brio, mas por segurança financeira. Afinal, como garantir a Longevidade Financeira quando não dá mais para seguir na carreira?

De acordo com Zanetti, que tem 32 anos, a questão financeira “não está às mil maravilhas”. Os patrocinadores também diminuíram. “A questão é em relação ao futuro mesmo: se eu parar, o que vou fazer? No dia seguinte terei carteira de trabalho assinada? Não vai ser assim, sei que não é tão simples. Meu receio é não saber quanto tempo vai demorar para ter um novo emprego. E tenho minha família para sustentar.”, disse ele.

No caso dos atletas, assim como em outras profissões, a idade pode ser um empecilho para continuar na ativa. Dessa forma, um planejamento financeiro adequado para a fase pós aposentadoria é ainda mais essencial.

“Geralmente, as pessoas estão condicionadas a não pensar na aposentadoria. Ou, ainda, a pensar em aposentadoria como uma coisa que acontece na velhice. Acreditam que o governo vai prover, os filhos ou universo, mas o que não se dão conta é que se trocarmos o termo “aposentadoria” por independência financeira, isso é assunto para hoje. Quanto antes a pessoa começar a pensar e se planejar, mais ela conseguirá usar o tempo a seu favor”, comenta o educador financeiro Thiago Martello.

Arthur Zanetti é um atleta olímpicoCrédito: sportpoint/Shutterstock

Arthur Zanetti pretende continuar no esporte após Olimpíadas

Neste cenário, é interessante que quanto antes a pessoa considere trabalhar pilares importantes que ajudam a garantir a Longevidade Financeira melhor. São eles: criar o hábito de poupar ao longo dos anos na ativa; investir em fontes de renda extra; consumir de forma consciente; investir bem o dinheiro poupado; e proteger o capital, adquirindo um bom seguro de vida por exemplo.

No caso de Arthur Zanetti, a expectativa é continuar atuando no esporte após a participação em suas últimas Olimpíadas. Na entrevista, o atleta contou que fez um curso de arbitragem e pretende cursar um pós-carreira que é oferecido pelo Comitê Olímpico do Brasil desde 2011. Ele também tem um diploma de graduação em Educação Física.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Reserva de emergência após os 50: confira dicas para construir a sua

Reserva de emergência contra imprevistos: saiba como criar e proteger a sua

Proteção de capital: entenda como os seguros podem ajudar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: