Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber nesta segunda-feira (26) a segunda parcela do 13º salário. Os valores serão depositados nas contas dos beneficiários juntamente com o pagamento do mês de novembro, até 7 de dezembro.

Os primeiros a receber são os segurados que recebem até um salário mínimo e portadores de cartão com final 1 (não considerar o dígito verificador). Os demais segurados, que recebem valores superiores a um salário mínimo, receberão a partir do dia 3 de dezembro.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


O benefício, que tem natureza de gratificação natalina, é dado a aposentados e pensionistas do INSS que, ao longo do ano, receberam pagamentos pela Previdência, tais como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílios doença, reclusão ou de acidentes.

Não têm direito ao 13º salário as pessoas que recebem benefícios assistenciais, tais como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV.

De acordo com a Secretaria da Previdência, um total de R$ 21,4 bilhões serão injetados na economia com o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Para consultar seu extrato, acesse o Portal Meu INSS ou se dirija a um dos terminais de autoatendimento da rede bancária portando o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto, data de pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.

Compartilhe com seus amigos