O governo segue aguardando a aprovação do orçamento de 2021 pelo Congresso (PLN 28/2020) para liberar a primeira parcela do 13º salário a pensionistas e aposentados do INSS. Assim como no ano passado, as parcelas serão pagas antecipadamente. Com essa medida, o governo espera minimizar os impactos da crise causada pelo novo coronavírus.

Mas para isso, ainda é necessário que a Comissão Mista de Orçamento vote os relatórios setoriais dando parecer sobre as emendas parlamentares, o que deveria ter acontecido esta semana, para que o relator do projeto, senador Marcio Bittar (MDB-AC), apresente o relatório final.

Marcada para os dias 23 e 24 de março, a votação do orçamento de 2021 pela Comissão Mista de Orçamento provavelmente terá de ser adiada. O problema é que sem a aprovação do Orçamento Geral da União, governo federal e ministérios enfrentarão restrições para investir.

A expectativa da equipe econômica é que o pagamento da primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS aconteça no próximo mês, com a segunda parcela sendo paga em maio, assim como aconteceu no ano passado.

A antecipação do benefício vai injetar R$ 50 bilhões na economia.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também:

Volta a ser suspensa obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS

Revisão da vida toda: saiba como funciona processo que pode aumentar sua aposentadoria

Reserva de emergência contra imprevistos: saiba como criar e proteger a sua

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: