Caros amigos do Instituto de Longevidade,

O ano se aproxima do fim, trazendo com ele o dever de fazermos um balanço dos ocorridos mais importantes e suas implicações para que cada um de nós persiga seus objetivos e sua Longevidade Financeira.

No último dia 30 de outubro, a população compareceu em peso às urnas para eleger o próximo presidente. A todos que participaram, votando ou se manifestando pacificamente, os parabéns pelo empenho e compromisso com nosso país. O Brasil prova ao mundo que é um porto seguro para investimentos, pela sua democracia sólida, o que é ótimo para a geração de trabalho e oportunidades.

Seguindo adiante nossa análise, em 2022 o país avançou na retomada econômica pós-pandemia: de julho de 2020 a agosto de 2022, temos um saldo positivo de quase 6 milhões de empregos com carteira assinada, atingindo um recorde histórico de 42,5 milhões de empregos formais registrados no Novo CAGED. Para esse segmento de trabalhadores, uma grande oportunidade é usar o 13º salário para quitar dívidas ou investir. Teremos uma live sobre isso.

Do 13º salário à Copa do Mundo: prepare-se para o fim do ano

Crédito: TZIDO SUN/shutterstock

O ano ainda nos promete novidades pois, em breve, começará o mundial de futebol. Se não trouxermos mais uma taça, pelo menos, vamos buscar aprender uma lição com os atletas quanto à Longevidade Financeira. Há um grande desafio para esses profissionais em transitar entre carreiras, aproveitando bem a geração de recursos (em alguns casos abundante) da fase esportiva para outras iniciativas que seguiram. Falaremos sobre isso no portal.

Por fim, aproveitando o fim de 2022 e o começo de 2023, falaremos de planejamento financeiro pessoal no contexto de virada de ano, o que é uma lição válida para todos: clts, autônomos, desempregados e mesmo os sem ocupação.

Cordialmente, Nilton Molina


E para começar 2023 com o pé direito, baixe agora mesmo o nosso Guia da Longevidade Financeira. Aprender a se planejar financeiramente nunca foi tão fácil!

Do 13º salário à Copa do Mundo: prepare-se para o fim do ano

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: