A partir do dia 25 de julho, a USP abre 4.300 vagas na Universidade Aberta à Terceira Idade. Para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos de idade e cumprir alguns pré-requisitos, principalmente nos cursos das disciplinas regulares. Nas demais atividades didático-culturais e esportivas, nada é exigido.

O programa de Universidade Aberta à Terceira Idade é realizado nas unidades da USP nos campi de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. As vagas são limitadas. A inscrição só pode ser feita pessoalmente, no local indicado no catálogo on-line, e é por ordem de chegada. A maioria encerra dia 29.

No portfólio, tem de tudo um pouco: de disciplinas generalistas, como filosofia, sociologia, literatura e história da arte; a específicas, como romances policiais de Agatha Christie e culturas árabe, armênia, chinesa, coreana e russa; além de contemporâneas, como dispositivos móbiles e comunicação digital e novas mídias.

Para cuidar do corpo, a USP oferece cursos de equilíbrio e dança espontânea prática de forró, samba e salsa, e também grupos de caminhada, condicionamento físico, ginástica adaptada, ginástica funcional, ioga, musculação, pilates e treinamento funcional, assim como palestras de nutrição.

Em agosto, outras atividades abrem inscrições. Entre elas, o Coral da Terceira Idade, que proporciona uma prática baseada nos princípios de integração entre técnica vocal e educação musical, com repertório de diversos estilos; e a oficina “Biografia em Filmes”, que propõe reflexões e debates sobre a própria vida.

Em parceria com o MAC (Museu de Arte Contemporânea), o curso “Diálogos Digitais” trará uma abordagem para um maior aprofundamento conceitual, sensorial-perceptivo e também criativo das poéticas do acervo, com atividades práticas de ateliê focadas em procedimentos digitais relativos ao desenho, à pintura e à colagem.

Para o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo Roméro, o programa é intergeracional: “Ao mesmo tempo em que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos neste universo”.

Além disso, completa, “é grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida tem a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico”.

Mais informações sobre a Universidade Aberta à Terceira Idade

Telefone: (11) 3091-9183

E-mail: 3idade@usp.br

Compartilhe com seus amigos