O trabalho formal no Brasil, com carteira assinada, tem apresentando um aumento constante nos números de contratações. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril de 2022, 196.966 vagas de emprego foram criadas.

O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Comparando os dados de trabalho formal com os meses anteriores, abril apresentou uma grande melhora. Em março, foram criadas 88 mil oportunidades.

Abril contou com 1.854.557 admissões e de 1.657.591 desligamentos. No acumulado do ano de 2022, o saldo de postos de trabalhos criados é de 770.593.

O resultado na criação de trabalho formal está se mostrando positivo desde 2021. No ano passado, apenas dezembro teve mais desligamento do que contratações. O que é comum para a época. Em 2022, todos os meses tiveram resultado positivo.
Uma pessoa assinando uma carteira de trabalho, após ser contratada para um trabalho formal. Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock

Setor de serviços impulsiona novas vagas do trabalho formal

Segundo o Caged, quatro dos cinco setores pesquisados tiveram resultados positivos para a geração de vagas. O setor de serviços é o mais tem impulsionado a contratação no trabalho formal. Foram 117.007 vagas, consolidando a recuperação do setor no período pós-pandemia.

Os demais setores, contudo, também tiveram bons resultados na criação de trabalho formal. Confira abaixo o número de vagas oferecidas em abril, de acordo com cada segmento:

  • Serviços - 117.007 vagas;

  • Comércio - 29.261 vagas;

  • Indústria - 26.378 vagas;

  • Construção - 25.341 vagas.


Para conquistar a vaga desejada, é necessário estar preparado para os desafios e concorrência. É possível notar que o aumento de oportunidades no trabalho formal está crescendo. Mas, para garantir o seu lugar no mercado de trabalho, é necessário estudo e dedicação.

O Instituto de Longevidade MAG conta com cursos gratuitos disponíveis para seus membros. Basta se inscrever para estudar sobre diversos assuntos. Dentre eles, cursos que podem te ajudar durante a entrevista de emprego.

Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a mais de 300 cursos para estudar em qualquer lugar e de forma gratuita!

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.

Leia também:

Vagas de emprego falsas são usadas para golpes; saiba como se prevenir

Incluir palavras-chave no currículo pode ser diferencial em seleção de emprego

Carreira profissional após os 50 anos: saiba como atualizar o seu currículo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: