Grupos de 12 idosos tiveram aulas diariamente por uma semana; Crédito: divulgação

Dois em cada dez habitantes de Santos (SP) estão na terceira idade. E foi justamente para dar voz a esse público, estimado em 86 mil pessoas, que a web rádio 60.0 abriu seus microfones para capacitar 56 aprendizes com 60 anos ou mais de idade em técnicas de produção, edição e locução.

E é de lá do estúdio envidraçado da Ilha Criativa, no cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias e Vicente de Carvalho, na orla da praia do Boqueirão, que, entre sucessos musicais dos anos 60, 70 e 80, são exibidos os programas que cada um deles gravou, depois de uma semana de aulas.

Antes de partir para a prática, que teve orientação do veterano Nísio Lemos, 62 anos, que trabalhou nas rádios Atlântica e Tribuna AM e FM, o grupo recebeu aulas teóricas envelhecimento, cidadania e história do rádio aprendeu a mexer com internet, smartphones, aplicativos e redes sociais.

“Cada momento foi um flash”, brinca a auxiliar de enfermagem aposentada Zenaide Aparecida Ignácio de Andrade, 77 anos, que se diz “ouvinte de carteirinha” de rádio e por onde até hoje se mantém informada. “Mas, sem dúvida, o maior legado foi compartilhar histórias de vida e fazer novos amigos”, afirma.

Das aulas, a que mais gostou foi a de locução. “Aprendi a interpretar um texto”, orgulha-se. Ao final do curso, fez um programa sobre dança, paixão que levou ela e seu grupo do centro de convivência ao segundo lugar nos últimos Jogos Regionais da Terceira Idade, com uma coreografia ao som do carimbó.

Neste mês, serão abertas inscrições para novas turmas. “Depois da formação, eles serão convidados a integrar o grupo de voluntários que fará da produção dos programas à locução da rádio 60.0”, diz a jornalista e professora Kamila Malynowskyj, 33 anos. “Aprendi com eles a dar mais valor para a vida.”

A iniciativa da web rádio 60.0 foi implementada pela Prefeitura de Santos em parceria com a Fundação Victório Lanza, que trouxe a experiência da Saudade FM em resgatar, documentar e dar acesso à memória musical mundial, disponibilizando um acervo com mais de dez mil músicas em sua programação 24h.

Compartilhe com seus amigos