Mesmo antes da pandemia, quando a EAD (educação a distância) tornou-se mandatória, os números dessa modalidade  eram crescentes: segundo o último  Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas em 2018, ante 6,3 milhões da presencial. 

Mas quais os segredos para um bom desempenho estudando em casa? “O primeiro desafio é aprender a ser um aluno de curso a distância”, observa Fabrício Lazilha, diretor-executivo de EAD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

Isso significa entender como funciona a modalidade na instituição escolhida: de que forma as disciplinas são integralizadas, quais são os diferentes tipos de materiais de estudo e as atividades avaliativas e não avaliativas, entre outras questões. 

Também é importante dividir as disciplinas para se sentir motivado a estudar. As que envolvam cálculos devem ser distribuídas de forma que não fiquem concentradas no mesmo dia. O mesmo vale para aquelas que exigem muita leitura. 

Isso permitirá ter clareza do volume de materiais e atividades de cada disciplina. Com isso, pode-se fazer o equilíbrio da carga de estudos, que inclui as leituras, o consumo de videoaulas, o desenvolvimento de pesquisas, a entrega de atividades e o que mais for previsto”, pontua. 

Na sequência, é preciso estabelecer um plano de estudos, destacando os principais marcos e entregas.  “Isso facilita muito a organização, mas não basta. É necessário ter disciplina para cumprir o cronograma realizado. No início é mais difícil, mas, no segundo mês, seguir o plano fará parte da rotina”, garante. 

A base do sucesso na EAD é a disciplina de estudar”, reforça Valmera Ciampi, diretora de inovação, desenvolvimento e qualidade da Faculdade FAEL. “E é este o desafio que torna os cursos a distância diferentes dos presenciais. Tudo depende unicamente do aluno e da sua força de vontade. 

5 lições para ter sucesso na EAD 

Um dos benefícios da EAD é a flexibilidade para organizar e conciliar os estudos com a vida pessoal e profissional. "Mas confundir isso com facilidade é um erro grave", alerta Lazilha. "Organização, disciplina e motivação são fundamentais."

“É um erro achar que ensino a distância é mais fácil que presencial. Não é! Tem videoaulas para acompanhar, material didático, conteúdo extra. O desempenho e o progresso dos estudantes dependem, principalmente, deles mesmos”, diz Valmera. 

Na verdade, para qualquer curso, independentemente da metodologia, o resultado virá com o esforço do aluno. Tudo depende da dedicação e da vontade em aprender e seguir com seu estudo”, pondera. 

EAD

Por: Rido/Shutterstock 

Confira, a seguir, dicas para quem está ingressando agora na EAD: 

Organize-se 

Estudar a distância tem o grande benefício de horários flexíveis, mas é preciso planejar o tempo. Anotar as tarefas, colocando metas e datas para conclusão de cada uma, é uma dica importante. Há boas ferramentas para isso, como o Microsoft Planner, mas nada que o Excel ou mesmo uma agenda não possam solucionar. 

Quer melhorar a sua produtividade?  Clique aqui  e aprenda a usar as melhores ferramentas para estudar em casa!  

Tenha disciplina  

Organizar e planejar seus objetivos são os primeiros passos, mas cumpri-los é um desafio que exige muita disciplina. O estudo não pode ficar para depois ou em segundo planodeve ser respeitado como prioridade. 

Não procrastine 

Deixar uma tarefa ou aula não muito agradável para depois pode ser um hábito prejudicial e se tornar uma grande bola de neve. Prazo final significa que é momento de concluir as atividades. 

Participe 

Estar fisicamente distante não significa estar emocionalmente distante. As tecnologias disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem permitem experiências em chats com tutores, fóruns, grupos de WhatsApp ou mesmo nos polos. 

Reserve um lugar 

Mesmo na EAD, devemos buscar em casa um espaço físico silencioso e que proporcione conforto ergonômico para manter a concentraçãoFuja de armadilhas e distrações que podem desafiá-lo na hora de manter o foco durante os estudos. 

Faça pausas 

Nosso cérebro precisa de descanso para absorver tudo o que aprendemos. Por isso, é imprescindível que o aluno faça pausas, pois, quando estiver cansado, o conteúdo não será mais compreendido, e o tempo dedicado, além de exaustivo, não renderá. 

EAD: como escolher um bom curso 

Um dos principais equívocos ao escolher um curso de EAD é tomar a decisão pelo valor da mensalidade. Há fatores importantes a considerar, como a regularidade da instituição junto ao Ministério da Educação, se o polo de apoio presencial escolhido está em situação regular e se oferece a infraestrutura necessária. 

As condições de funcionamento dos polos falam muito sobre a instituição. Eles refletem o comprometimento e o cuidado em oferecer atendimento e infraestrutura necessários e adequados”, ressalta diretor de EAD da PUCPR. 

Outro ponto importante é conhecer a proposta, o funcionamento do curso, os materiais disponíveis, as plataformas, os canais de atendimento e a tutoria. Procure conversar com outros estudantes. Eles são uma ótima referência para orientar sua decisão. 

Vale destacar que o diploma de um curso a distância é o mesmo que o de um curso presencial. “E os estudantes egressos de cursos EAD, de maneira geral, são mais organizados e disciplinados, e muitas empresas já enxergam esses diferenciais, finaliza Lazilha. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: