Há mais de um ano, brasileiros de todas as partes do país seguem em isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Mesmo com divergência entre governo e Ministério da Saúde, grande parte da população tem se mantido confinada em casa.

Desses, os que trabalham e têm a possibilidade de realizar home office ainda conseguem ocupar a mente no período de quarentena, com reuniões online e a execução das tarefas. Mas e os aposentados e desempregados?

Maria da Lourdes Carvalho tem 64 anos e trabalha há 20 como empregada doméstica, desde que perdeu seu emprego como caixa de um mercado. Moradora do bairro de Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio, ela recebeu férias do emprego no início de março por tempo indeterminado por conta do coronavírus. Desde então, passa seus dias confinada em casa.

"Fico olhando para as paredes, pensando no que fazer. A gente não pode sair, não pode ir no vizinho, nem falar com os outros a gente pode, se não pode pegar essa doença. Por enquanto, eu estou de férias e tenho meu emprego, mas até quando?", questiona Maria de Lourdes. "Se [esse período de isolamento social] durar mais tempo, não sei se vou conseguir manter meu emprego".

A preocupação de Maria de Lourdes é a mesma de milhares de pessoas em todo o país. Altair Pinto, de 54 anos, é professor aposentado, morador do bairro da Tijuca, zona norte do Rio. Para complementar sua renda da aposentadoria, Altair dá aulas particulares de reforço escolar para crianças do ensino fundamental. Mas desde que a pandemia do coronavírus chegou por aqui, ele teve que parar com a atividade complementar.

"Não posso mais dar aulas, porque posso estar infectado e prejudicar um aluno. Ou o aluno pode estar infectado e me passar o vírus. No meio dessa confusão, o vírus pode estar em qualquer pessoa ao seu lado, por isso ninguém pode sair de casa", explica o professor. Ele também se preocupa se ainda terá os alunos quando o confinamento acabar.

Cursos on-line de qualificação podem ser o melhor caminho

Especialistas e gestores apontam que esse é o momento ideal para quem deseja dar um upgrade na carreira e não ficar para trás quando tudo isso acabar. "Já que as pessoas estão com mais tempo livres, por que não investir em um curso online de qualificação?", argumenta Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade MAG.

cursos online

O Instituto oferece mais de 300 cursos gratuitos para quem deseja se manter atualizado e adquirir novas habilidades em diversas áreas de conhecimento sem precisar sair de casa. 

São programas sobre gestão financeira, marketing e mídias sociais, informática, inglês, comunicação oral e muito mais

Confira abaixo alguns dos cursos on-line oferecidos pelo Instituto:

Cursos com foco em saúde física e mental

  • Ginástica laboral
  • Introdução às técnicas de concentração e relaxamento
  • Motivação: nós sabemos onde ela está
  • Nutrição
  • Os benefícios dos exercícios físicos para o seu coração
  • Resiliência: uma competência essencial
  • Talk-show: Nutrição e cuidados com obesidade

Curso para o desenvolvimento de competências socioemocionais

  • Criatividade e inovação organizacional
  • Desenvolvendo a Criatividade (trilha de 4 cursos)
  • Estratégia e pensamento sistêmico
  • O segredo da inovação: gerenciando novas ideias
  • Pensar diferente e gerar resultados: Método Scamper
  • A importância de ser tolerante no ambiente de trabalho
  • Assertividade
  • Melhorando sua performance como ouvinte

Cursos para desenvolver competências para o trabalho à distância

  • Recursos audiovisuais para reuniões eficazes
  • Reuniões por videoconferências
  • Os princípios da comunicação eficaz
  • Ferramentas do Google: Google Drive (trilha de dois cursos)
  • Liderança (trilha de três cursos)

"Mais de 1600 pessoas já fizeram nossos cursos e muito em breve estaremos ampliando a oferta com novos programas para atender cada vez mais à necessidade de qualificação dos profissionais maduros que querem se manter ativos no mercado de trabalho", complementa Noya.

Como assistir a um dos cursos on-line do Instituto

Os conteúdos podem ser acessados após um rápido cadastro no portal do Instituto, sem qualquer custo. Para fazê-lo, basta seguir os passos abaixo:

1. Clicar neste link: https://institutodelongevidade.org/servicos-50/cursos-de-requalificacao

2. Descer até o final da página e clicar no botão Ir para a plataforma de cursos.

cursos online

3. Assim que clicar no botão, você vai entrar em uma página de cadastro, onde pode se inscrever gratuitamente para ter acesso aos mais de 300 cursos. 

Se ainda não possui cadastro, vá ao formulário da direita, onde está escrito Quero me cadastrar. Insira seu e-mail e clique no botão Cadastrar ou clique em Entrar com o Facebook para acessar com o seu perfil da rede social.

Se já possui cadastro, então insira o seu e-mail (o mesmo usado na hora de fazer o cadastrar) e a sua senha no formulário da esquerda, onde está escrito Já sou cadastrado, ou clique em Entrar com o Facebook para acessar com o seu perfil da rede social.

cursos-online

4. Assim que clicar na palavra Cadastrar, você vai entrar em uma página de cadastro. Preencha o formulário com todas as informações solicitadas e depois clique no botão Cadastrar ao final da página. 

Lembre-se de deixar a opção Aceito os termos de uso marcada em verde para prosseguir para a próxima etapa. Se quiser receber informações sobre longevidade em primeira mão, deixe a opção Aceito receber matérias e informações para viver mais e melhor também marcada em verde.

5. Após se cadastrar, você receberá um e-mail em sua caixa de entrada confirmando a sua inscrição. Se não estiver em sua caixa de entrada, procure em sua caixa de spam. Abra o e-mail e clique no botão Confirmar cadastro.

cursos-online

Pronto! Agora você já está cadastrado e tem acesso a todos os cursos online gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade.


Quer sair na frente e garantir seu lugar no mercado de trabalho? Então CLIQUE AQUI para ter acesso a mais de 300 cursos online gratuitos agora mesmo!


Leia também

Entenda por que as pessoas com diabetes são mais vulneráveis ao coronavírus

Conheça 5 profissões do futuro para quem tem mais de 50 anos

Crianças em casa: veja como distrair os pequenos durante a quarentena do coronavírus

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: