Saber sobre finanças não precisa (ou não deveria) ser um privilégio. É algo que todos podem fazer e, por incrível que pareça, é um assunto acessível. Ter um controle e um planejamento é importante para todos e para o nosso cotidiano. Afinal, estudar sobre o tema não é algo que deva ser restrito apenas para educadores financeiros. Conheça, então, 5 cursos gratuitos sobre finanças que podem te ajudar em seus primeiros passos.

Estudar de forma digital, autônoma e em casa se tornou comum para muitos os brasileiros. O motivo desse comportamento foi a pandemia do Covid-19. De acordo com o divulgamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), o ensino a distância, em especial os de grau tecnológico, teve um salto de 132,5% entre 2009 a 2019. O que mostra uma tendência de estudos online pós-covid. Que tal ver os cursos básicos para começar os seus estudos? Confira abaixo.

5 cursos gratuitos sobre finanças

1. Gestão de Finanças Pessoais - Banco Central do Brasil

Oferecido através plataforma Escola Virtual do Governo Federal, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o curso foca em conceitos básicos de gestão financeira pessoal.

Usando um formato mais lúdico e história que se assemelham à realidade, as aulas são uma série de vídeos animados. Veja mais sobre.

2. Como Gastar Conscientemente - Fundação Getulio Vargas (FGV)

Aprenda a evitar gastos desnecessários e controle as suas finanças com desse curso. Além de ensinar sobre o consumo consciente, a proposta também envolve ensinar a diferença entre “o que se precisa” e “o que se deseja”. Veja mais sobre.

3. Como organizar o orçamento familiar - Fundação Getulio Vargas (FGV)

Os objetivos do curso são relacionados a identificar o perfil financeiro, planejar a vida financeira e organizar as finanças em caso de endividamento. A proposta é saber como preparar um planejamento antecipado para enfrentar cenários de crise. Veja mais sobre.

4. Trilha Financeira – Serasa

A trilha conta com diversos módulos, que falam desde como organizar gastos até como se proteger de fraudes. São sete módulos sobre os principais assuntos relacionados a finanças pessoais. Veja mais sobre.

5. Gestão Financeira – Sebrae

O curso é voltado para microempresa, empresa de pequeno porte e artesãos, focando na gestão financeira dos negócios. Seu objetivo é desenvolver o planejamento financeiro para criar, assim, rotinas organizadas. Veja mais sobre.

Uma mulher deitada no sofá, com um computador nas pernas. Imagem para ilustrar a matéria sobre cursos gratuitos sobre finanças.

Crédito: Marcos Castillo/shutterstock

A importância de estudar educação financeira

De acordo com Giovanni Beviláqua, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, “desenvolver conhecimentos sobre gestão financeira é algo fundamental e que não se restringe ao universo dos empresários”. Ele conta que ter educação financeira é essencial para que as pessoas saibam como administrar seus recursos.

“Quando a pessoa aprende a gerenciar melhor o próprio dinheiro, são menores as chances dela contrair dívidas que não consiga pagar, comprometendo seu orçamento. Com educação financeira, fica mais fácil conseguir estabelecer planejamentos para projetos de curto, médio e longo prazo e cumpri-los.”

Com uma vida cheia de compromisso, que envolvem gastos, é muito fácil perder o equilíbrio do que se ganha quando não existe um controle. Giovanni fala que precisamos administrar os gastos quem envolvem despesas. Aluguel, alimentação, transportes, educação, saúde, lazer, entre outros. É nesse momento que estudar ou fazer cursos gratuitos sobre finanças é positivo para a vida de qualquer pessoa.

Para Giovanni, a escolha de um curso deve estar relaciona com os seus objetivos, já que cursos voltados para as mais diferentes necessidades. Ele aconselha, também, que se procure acessar um conteúdo que esteja de acordo com o seu nível de conhecimento. “Isso evita que fique desestimulada para estudar, caso o curso que ela encontrar esteja em um nível muito acima ou aquém do seu nível”, completa.

E como iniciar um curso sobre finanças depois dos 40?

É possível que, depois dos 40 anos, iniciar cursos gratuitos sobre finanças seja um desafio. Ao conciliar o estudo com os compromissos da vida e da família, muitas pessoas podem desistir. Afinal, é preciso se comprometer com os estudos para que ele seja eficaz. Mas Giovanni diz que “sempre há tempo para aprender e desenvolver novos hábitos e conhecimentos. Existem diversos cursos que podem ajudar as pessoas a organizarem melhor seus orçamentos”.

Os cursos do Sebrae sobre finanças, segundo o especialista, é um dos exemplos de modelos que podem ajudar, principalmente, quem já possui algum empreendimento. “O Sebrae, inclusive, disponibiliza em seu portal inúmeros conteúdos que podem ser acessados de modo online e gratuito. Eles serão úteis não apenas a quem já é dono de um negócio ou quem pretende empreender, mas a qualquer pessoa que queira saber mais sobre gestão financeira”, completa.

Portanto, não há idade para adquirir um novo conhecimento. Saber como viver mais e, nesse processo, controlar as suas finanças é uma das formas de conquistar a Longevidade Financeira.  E, por esse motivo, estudar sobre finanças pessoas é um passo importante para todos.


Com os cursos de requalificação do Instituto de Longevidade MAG, você aprende cursos gratuitos sobre finanças, organização, comunicação e até mesmo inglês sem sair de casa. Inscreva-se gratuitamente e enriqueça o seu conhecimento.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG. Leia também:

Empreender com pouco dinheiro: quais os primeiros passos?

Leilane Neubarth: ela se reinventa a cada dia e pretende direcionar a profissão para o caminho da longevidade

40 anos ou mais e em busca de emprego? Veja 4 dicas para se reinserir no mercado de trabalho

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: