A Comissão de Cidadania e Justiça (CCJ) do Senado acaba de dar parecer favorável ao Projeto de Lei nº 60/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares, que trata da reserva de 5% das vagas de concursos públicos para candidatos acima de 60 anos. A redação trata de cargos sem limite de idade, excluindo-se casos relacionados a cargos específicos como, por exemplo, policiais e bombeiros, que exigem muito preparo físico.

Você precisa saber: o Instituto de Longevidade oferece cursos gratuitos de inglês, excel e word básico. Aproveite para se requalificar profissionalmente! 

Senador pelo estado de Sergipe, Valadares declarou que a ação beneficia toda a sociedade em virtude da experiência que servidores mais maduros podem oferecer. Outro argumento apresentado pelo parlamentar se refere ao aumento da expectativa de vida. De acordo com Valadares, grande parte das famílias brasileiras são chefiadas por pessoas com mais de 60 anos. Daí a preocupação de garantir trabalho para os idosos desde já.

O Projeto de Lei já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se aprovado na CCJ, o texto segue para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde será analisado.

Compartilhe com seus amigos