Recentemente o Ministério da Economia autorizou a realização de um concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) com abertura de 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social.

A remuneração atual da função é de R$ 5.186,79. Se você estava aguardando uma oportunidade de prestar concurso público, entenda melhor como deve funcionar e como se preparar.

Primeiramente, saiba que o técnico do seguro social tem como tarefa principal lidar com o público que procura as agências do INSS. 

Ou seja, quem conseguir uma das vagas deverá realizar atendimentos, oferecer orientação, responder dúvidas, agendar perícias e fazer a análise da revisão dos pedidos recebidos pelos segurados da Previdência Social.

pessoa checando em agenda quando deve acontecer o concurso do INSS

Crédito: TippaPatt/Shutterstock

Quando deve acontecer e como estudar para o concurso do INSS

Com relação à data do concurso, funciona da seguinte forma: uma vez autorizado pelo Ministério da Economia, a condição para o concurso ser realizado é a existência de vagas e a adequação do orçamento público à Lei Orçamentária Anual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias. 

A autorização do Ministério foi publicada em 13 de junho e o INSS  tem até 6 meses para publicar o edital. Ou seja, até 13 de dezembro. Como existe um grande déficit de colaboradores no INSS, a expectativa dos profissionais que atuam com concurso público é que o edital seja aberto antes do limite do prazo. A preparação para o concurso do INSS deve começar o quanto antes, portanto.

E como se preparar para o concurso do INSS? Assim como acontece com quem vai prestar um vestibular, estudar para um concurso desses é algo que pode ser feito de forma individual ou através de cursos preparatórios.

Confira o conteúdo do último concurso

O candidato pode se basear no conteúdo exigido pelo último concurso do INSS, realizado em 2015, para começar os estudos. Daquela vez, houve 120 questões separadas em dois blocos: 50 eram relacionadas a conhecimentos de língua portuguesa, direito constitucional e administrativo, informática e raciocínio lógico. As outras 70 questões exigiam conhecimentos mais específicos de seguridade social. Ou seja, é preciso separar um tempo para estudar com afinco essa parte. 

De forma geral, algumas coisas podem ajudar quem for começar a se preparar para o concurso do INSS:

  • Estudar as provas e editais anteriores: procure entender os critérios do edital e fazer simulados para entender o que foi exigido.
  • Separe um tempo semanal para estudo e organize os itens que precisarão ser estudados a cada vez.
  • Há, na internet, muito conteúdo gratuito para quem precisa se preparar para o concurso, mas é preciso disciplina para estudá-lo. Se você achar que não consegue estudar por conta própria, pode ser válido procurar um curso preparatório.

Se você está pensando em entrar de cabeça nos estudos, confira os cursos de requalificação do Instituto de Longevidade MAG. Você aprende gratuitamente sobre finanças, organização, comunicação e até mesmo inglês sem sair de casa. Inscreva-se e enriqueça o seu conhecimento.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.


Leia mais:

Profissões do futuro para quem tem mais de 50 

Segunda carreira: como dar o primeiro passo? 

Veja 5 cursos gratuitos sobre finanças pessoais 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: