O Censo demográfico 2022 traz 48.535 vagas em um novo concurso do IBGE para contratação de recenseadores. A previsão é que o contrato dure até três meses, podendo haver prorrogação do prazo.

Para se inscrever é preciso ter ensino fundamental completo, sendo que a seleção será feita pela análise do currículo. Será preciso comprovar a titulação preenchida em formulário. 

As vagas para o concurso do IBGE relacionadas a recenseadores são para todas as unidades da Federação, sendo que São Paulo é o estado com mais vagas (18.589 em 635 municípios). Depois vem o Rio Grande do Sul, com 5.185 vagas; e Minas Gerais, com 4.633 vagas.

pessoa prestando concurso do IBGE

Crédito: Lisa F. Young/Shutterstock

Concurso do IBGE: o que um recenseador faz?

O concurso do IBGE para o Censo 2022 é para a função de recenseador. Um recenseador tem como tarefa entrevistar moradores das áreas onde atua durante a coleta de dados. A remuneração varia de acordo com a produção. Normalmente, o período de trabalho é de menos 25 horas semanais.

É importante saber que, antes de começar as tarefas, quem for aprovado passará por um treinamento obrigatório.

Além das vagas para recenseador, o IBGE deve contratar servidores temporários para outras funções durante o Censo 2022. Espera-se que abram mais de 206 mil vagas no total.

Para saber mais sobre o concurso do IBGE referente ao Censo 2022, basta acessar o edital no site do Instituto.Lá também é possível ter acesso a uma simulação de remuneração. As inscrições vão até 15 de junho e o resultado deve sair até dia 30 de junho.

De acordo com Bruno Malheiros, coordenador de recursos humanos do IBGE, o concurso tem como foco a contratação para vagas que não foram preenchidas em processo seletivo simplificado anterior. Desta vez haverá análise de currículo no lugar de prova e não há taxa de inscrição.

Que tal melhorar o currículo com um dos nossos cursos de qualificação online? Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso a esse e outros benefícios.

Botão para que as pessoas com mais de 40 anos possam acessar a página de cursos gratuitos do Instituto de Longevidade MAG.



Leia também:

Carreira profissional após os 50 anos: mantenha o seu currículo atualizado 

Microempreendedores individuais são cerca de 70% das empresas 

5 dicas para não cair em golpes de vagas de emprego falsas 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: