A pesquisa “Por que pessoas 50+ não são consideradas como força de trabalho em um país que envelhece?” será divulgada na 5ª edição do MaturiFest 2022. O evento é o maior festival voltado para trabalho e empreendedorismo do público 50+ e a pesquisa traz informações inéditas sobre o mapeamento do etarismo no Brasil.

A 5ª edição do MaturiFest acontece entre os dias 17 e 20 de agosto e os membros do Instituto de Longevidade MAG ganham um desconto exclusivo para garantir a participação. Usando o código IMAGMFEST, membros contam com 20% de desconto na compra do ingresso.

O evento é de extrema importância para o país, já que 26% da população brasileira passou dos 50 anos. A projeção é que, em 2040, 57% dos trabalhadores tenham mais de 45 anos. O levantamento, realizado pela EY Brasil e pela plataforma Maturi, ouviu 191 empresas de 13 setores, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, sendo que 43% eram de grande porte.

O maior peso foi o setor de serviço, representando 25% das companhia. Seguido por saúde, com 16%, e tecnologia, com 15%. Segundo Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi:

“A população 50+ é a que mais cresce no Brasil e exige que governos e empresas adotem uma nova compreensão – a pesquisa, realizada em parceria com a EY, expõe o atual cenário e isso pode auxiliar na construção de uma perspectiva mais inclusiva e estratégica. Nas organizações, quem abrir oportunidades de atração e retenção, assim como desenvolver novas trilhas de reskilling e upskilling, continuará a contar com uma mão de obra produtiva, engajada e capaz de contribuir para a inovação nos negócios. Mas isso não acontecerá da noite para o dia, é preciso muito trabalho, com discussão e novas práticas para conscientização do mercado.”

Mulher de negócios madura elegante e confiante no local de trabalho. Imagem para ilustrar a matéria sobre a 5ª edição do MaturiFest. Crédito: NDAB Creativity/shutterstock

5ª edição do MaturiFest: empresas são etaristas?

A notícia não tem tom de surpresa, mas os dados mostram como o cenário é preocupante. No levantamento, 78% das empresas participantes têm a percepção de que as organizações são etaristas. Além disso, 80% não possuem políticas específicas no combate à discriminação por idade em seus processos seletivos.

Ainda, 33%  das empresas não praticam nenhuma ação voltada para a discussão sobre o preconceito etário. E, mesmo que existam líderes com mais de 50 anos, dois em cada cinco representantes da alta liderança não possem uma visão clara sobre o assunto. Cerca de 30% não o consideram prioritário e outros 17% não acreditam que refletir sobre o envelhecimento seja importante para o futuro do negócio.

A diversidade, equidade e inclusão não são prioritárias para 42% das organizações ouvidas. Entre as que priorizam e adotam prática para o debate de preconceitos, os temas mais abordados são gênero e étnico/racial. A temática etária e geracional apenas está presente em 45% das empresas.

Esses dados mostram que as organizações brasileiras não estão preparadas para o envelhecimento da população. Considerando que a força de trabalho estará cada vez mais madura ao longo dos próximos anos, é necessário que as companhias tenham uma visão mais sensível para o tema.

Toda a discussão acontecerá na 5ª edição do MaturiFest e os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site da empresa. Importante ressaltar que os membros do Instituto de Longevidade MAG contam com 20% de desconto na compra do ingresso. Basta usar do código IMAGMFEST.


Deseja ter esse e outros benefícios?  e descubra como construir a sua longevidade!


Leia também:

Combate ao etarismo: como ir além do modismo?

No Mês dos Namorados, Reserva combate o etarismo e mostra que o amor não tem idade

Entrevista de emprego: conheça os 10 erros que eliminam os candidato

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: