O que poderia unir uma empresa do setor de aço com 27 mil funcionários e uma carpintaria com 20 empregados? O empenho para incluir e reter pessoas com mais de 50 anos de idade em seus quadros, atender às demandas delas e oferecer um caminho para os futuros trabalhadores. E, por se destacarem nesses quesitos, foram eleitas pela AARP (organização social americana com 38 milhões de associados, que se dedica ao envelhecimento) como melhores empregadores internacionais.

O prêmio contempla desde organizações sociais até multinacionais de qualquer setor. Todas buscam oferecer programas como trabalho flexível, ajuda financeira e suporte para cuidadores. Conheça, a seguir, cinco vencedores e seus esforços para criar um ambiente de trabalho que inclua qualidade de vida, colaboração e aprendizado contínuo.

ThyssenKrupp (Alemanha)

Com 27 mil funcionários, a multinacional do setor de aço oferece seminários para as pessoas que vão se aposentar nos próximos 24 meses, num treinamento que trata dos desafios da nova fase e da transferência de conhecimento para trabalhadores mais jovens. A companhia busca ainda oferecer arranjo de trabalho flexível e suporte para cuidadores.

Conselho da Cidade de Stoke-on-Trent (Reino Unido)

Berço da cerâmica inglesa, a cidade conta com um Conselho Municipal que visa oferecer acesso igual a serviços para a população idosa – hoje, um terço dos 5.700 funcionários tem mais de 50 anos de idade. O órgão oferece jornadas de trabalho flexível e programas de bem-estar, além de estar desenvolvendo um projeto de três anos para atrair e reter essa mão de obra.

Sozial-Holding (Alemanha)

A ONG de serviços sociais para idosos oferece aos 700 funcionários instalações de assistência à vida, promoção de emprego, intercâmbio de trabalho, programa de saúde e treinamento vocacional, incluindo programa de enfermagem geriátrica. O desenvolvimento profissional é focado na equipe e é garantido aos trabalhadores um programa de aconselhamento para a aposentadoria.

Sitech (Polônia)

A maior parte dos 1.600 funcionários dessa indústria de assentos de carros tem entre 18 e 44 anos de idade, mas ela já se prepara para 2035, quando 90% dos trabalhadores terão mais de 45 anos de idade. Para isso, conta com programas para o equilíbrio da vida pessoal com trabalho, esportes e cultura, arranjos de trabalho flexível e fundos de ajuda financeira.

Brammertz Schreinerei & Fensterbau (Alemanha)

Na carpintaria de “vinte e poucos” empregados, que têm entre 20 e 80 anos de idade, não há rotatividade. A eles é garantido arranjo flexível de trabalho e programas de suporte físico e mental. Além disso, a equipe com pessoas de idades variadas permite colaboração, empatia e troca de conhecimento entre elas.

Compartilhe com seus amigos