Buscar uma oportunidade de trabalho no Brasil exige mais do que enviar currículo e participar de processos seletivos. Estar psicologicamente pronto e ter determinadas habilidades é o que pode fazer um candidato performar melhor na entrevista de emprego. Ou seja, demonstrar confiança ao falar sobre a trajetória de carreira e ao responder às clássicas perguntas do recrutador, como “por que saiu de seu último trabalho?” são passos fundamentais.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mais de 197 mil vagas foram criadas em abril de 2022. 

Contudo, mesmo tendo 26% da população com mais de 50 anos, a média de funcionários nessa faixa etária é de 3% a 5%. Os dados são da Maturi, em entrevista ao Você RH.

Daniel de Paiva, sênior partner da consultoria Havik Innovate Executive Search, concorda que o percentual ainda é baixo. Mas que tende a aumentar com a recuperação da economia, uma vez que as empresas precisam de profissionais mais experientes em suas operações.

Para não perder as oportunidades disponíveis, veja quais são os 10 erros fatais na entrevista de emprego.
Duas funcionárias de diferenes gerações se cumprimentando dentro do escritório. Imagem para ilustrar a matéria sobre entrevista de emprego. Crédito: fizkes/shutterstock

10 erros fatais na entrevista de emprego

  1.  Demonstrar ansiedade

Chegar muito cedo à entrevista de emprego, falar muito rápido e bater as pernas insistentemente no chão são sinais de ansiedade. “Ainda que o profissional não tenha participado de processos seletivos há muito tempo, o nervosismo precisa ser controlado", afirma Rosana Daniele Marques, gerente de gestão de pessoas da consultoria global Crowe.

  1.  Ter preconceito consigo mesmo

Não há idade para um profissional ser produtivo e gerar bons resultados. O candidato, contudo, deve ter essa segurança durante a entrevista, aconselham os especialistas. Ter preconceito com sua própria idade passa insegurança ao recrutador.

  1.  Subjugar o talento jovem

Comentários irônicos, como "as empresas hoje são comandadas por meninos", podem acabar com a oportunidade de um profissional experiente. "O candidato tem de chegar ao processo ciente de que vai trabalhar e trocar experiência com jovens – e que isso será bom", reforça Daniel.

  1.  Fazer referências excessivas ao passado

A entrevista de emprego é uma oportunidade de o candidato falar sobre sua experiência de trabalho e sobre o que aprendeu com cada uma delas. Fazer referências insignificantes ao passado, contudo, pode tornar o bate papo com o recrutador chato e improdutivo. "O profissional jamais pode fazer da reunião uma terapia", alerta Rosana.

  1.  Prender-se a modelos antigos de trabalho

O candidato que se prende a antigos formatos de trabalho e de contratação perde oportunidades de aprendizado e de regressar ao mercado. "Os salários mudaram e a forma como o profissional recebe [o dinheiro] também. Há quem ganhe bônus e até em bitcoins", cita Daniel.

  1.  Errar no look

Blazer, calça preta e sapato social não são mais garantia de traje correto para uma entrevista de emprego. Para não errar na vestimenta, o ideal é pesquisar o perfil da empresa na internet e nas redes sociais. Caso a companhia seja mais moderna, como startups e agências de comunicação, vale usar roupas com cores neutras, como calça jeans e camisa branca. O básico nunca é demais, garantem os especialistas em recrutamento.

  1.  Ser apenas ouvinte

Ter capacidade para ouvir é fundamental entre os profissionais. Nos processos seletivos, contudo, também é preciso falar e questionar sobre a vaga. "Antes, a companhia dizia o que o trabalhador tinha de fazer; hoje, ela apenas apresenta seus objetivos. A proatividade é o grande diferencial", destaca o consultor.

  1.  Achar que sabe tudo

Ainda que o candidato tenha acumulado experiência e feito inúmeros cursos, "demonstrar prepotência é caminho direto para a eliminação", garante Rosana. O profissional deve estar sempre disposto a aprender e trocar conhecimentos com os colegas do trabalho.

  1.  Negar o uso de redes sociais

As redes sociais fazem parte da rotina dos profissionais do mundo todo. No LinkedIn, por exemplo, é possível compartilhar experiências e se candidatar a vagas. O candidato que não está disposto a desbravar essas tecnologias fecha as portas para um mercado conectado.

  1.  Estar defasado sobre o mercado

Participar de uma entrevista de emprego desatualizado sobre a própria profissão, como formato de trabalho e tecnologias de produção, demonstra dissonância com o mercado. “Workshops, palestras, artigos e eventos acadêmicos mantêm os profissionais em constante atualização”, indica Daniel.


Além de não cometer esses erros, é possível estar pronto para uma entrevista de emprego através de técnicas pensadas com esse objetivo. 

O Instituto de Longevidade conta com uma lista de cursos sobre marketing pessoal, aperfeiçoamento de habilidades pessoais de comunicação verbal, uso de redes sociais, entre outros. Os cursos fazem parte do Programa de Benefícios ViverMais e por meio da iniciativa, associados do Instituto de Longevidade têm acesso a mais de 300 cursos, com temas que impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde financeira

Torne-se um associado do Programa ViverMais e tenha esse e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao ViverMais

Leia também

Entrevista de emprego após os 50 anos: como se reinventar para o mercado de trabalho?

Carreira profissional após os 50 anos: saiba como atualizar o seu currículo

Etarismo: conheça o preconceito por idade e saiba como lidar com ele

Compartilhe com seus amigos