No panorama político e econômico de hoje, você abriria uma empresa? Quando essa pergunta é feita para o empresário Davi Bertoncello, presidente do Hello Group e investidor anjo, a resposta é sim. “Estando preparado, é o momento, sim”.

“É justamente num ambiente de incerteza que as companhias buscam soluções novas – mais eficientes ou mais baratas”, justifica ele, que criou quatro empresas – três delas, a Hello Research (agência de pesquisa de mercado e inteligência), a Hello Sports (especializada em marketing esportivo) e a NoBeta (mídia digital) fazem parte da holding.

Inovação no modelo ou no produto ou serviço são indícios de que a empresa pode ter chances no mercado. Isso não significa que as áreas tradicionais não ofereçam oportunidades, sinaliza o executivo. Ele cita os salões focados em sobrancelhas, que têm se proliferado pelo país, como exemplo.

“Aproveitar o custo de oportunidade neste momento é bom”, desde que o empreendedor entenda a curva de mercado e como isso impacta a empresa e pesquise muito sobre o setor.

O melhor é testar a ideia em um microambiente, para avaliar e aprimorar a experiência do consumidor. Mas não é preciso ter algo totalmente pronto. “É melhor lançar e depois corrigir eventuais problemas depois do lançamento.”

Quem tem mais de 50 anos está num ótimo momento para montar um negócio, na avaliação de Bortoncello. “O mercado prefere alguém testado pela vida”, filosofa. E acrescenta: “O empreendedor experimentado tem mais facilidade de tomar dinheiro no banco, de ter networking. Não há barreira de idade para empreender”.

É bom, contudo, se preparar. Primeiro buscando aprimoramento. “Vejo muito empenho, muita vocação empreendedora. Mas capacitação para o empreendedorismo, não.” Também é preciso questionar a ideia de negócio. “O grande problema é ter uma ideia pela vida e a defender com unhas e dentes. O empreendedor não enxerga a própria ideia da forma como o mercado vê.”

Confira, no teste a seguir, se você está pronto para abrir uma empresa de sucesso.

Compartilhe com seus amigos